01/05/04 |

Ciência para a Vida abre nesta terça-feira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Brasilienses vão saber como os resultados da pesquisa agropecuária melhoram sua qualidade de vida e, ainda, participar de eventos culturais
A IV Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida será aberta ao público brasiliense nesta terça-feira, 18, às 10 horas. A Exposição é uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da sua vinculada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Tem o objetivo de mostrar à população, em especial à urbana, o quanto os resultados alcançados pela pesquisa agropecuária fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros.

Novidades como biscoitos feitos com farinha de berinjela, que podem contribuir para uma alimentação mais rica em fibras, a casca de coco verde em pó, ideal para artesanato, e variedades de feijão-de-corda recém-lançadas estarão expostas na Exposição, cuja programação inclui, além da mostra de tecnologias, cursos, palestras, lançamento de livros, fóruns de debates organizados pelo Sebrae e programação cultural para adultos e crianças. "Um evento como esse contribui, sem dúvida, para a consciência de que investir na pesquisa é a melhor alternativa para o país continuar enfrentando a competição acirrada dos mercados e das economias, para garantir a segurança alimentar, melhorar a qualidade de vida e diminuir as desiguais condições econômicas e sociais da sua população", afirma o diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola.

A Ciência para a Vida reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não-governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. O ambiente favorece, ainda, o intercâmbio entre as instituições, empresas e profissionais.

Vitrine de Tecnologias - Ao lado do pavilhão da Exposição, estará montada a Vitrine de Tecnologias. É a oitava edição da Vitrine. Ao todo, são 410 itens em exposição, entre variedades de plantas, espécies animais, máquinas e sistemas de produção, desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa e dispostos em canteiros ornamentais distribuídos pelos 30 mil metros quadrados de área. O desenho dos canteiros da Vitrine - preenchidos com soja, milho, feijão, cevada, sorgo, ervilha, girassol, forragens e trigo – sugere símbolos da cultura nordestina, a exemplo do Lampião, do mandacaru, do cacto, do Farol da Barra e dos bonecos do carnaval pernambucano.

Um convênio entre a Embrapa e o Zoológico de Brasília permitiu a construção de um viveiro de animais silvestres, a ser percorrido pelos visitantes através de um túnel. Araras-vermelhas, gatos selvagens, serpentes e tracajás podem ser vistos nesse espaço. É uma opção para as crianças que podem contar também com apresentações de fantoches e sessões de pinturas de rosto e de "balão-mania" (essas atrações no Pavilhão de Exposições).

Programação para escolas - O espaço da Vitrine de Tecnologias, do ponto de vista educativo, funciona como uma sala de aula a céu aberto para alunos do ensino fundamental, médio e superior, das rede pública e privada. A Vitrine vai estar aberta ao público durante todo o período da Exposição Ciência para a Vida e, depois, se estenderá até 30 de setembro. A Embrapa marca visitas monitoradas por técnicos da Empresa e por alunos da Universidade de Brasília (UnB), da União Pioneira de Integração Social (UPIS) e da Faculdade da Terra (FTB).

Cozinha Experimental - Serão oferecidos, pela Embrapa e parceiros, seis cursos de culinária em cada dia da Exposição Ciência para a Vida. Desidratação de frutas, pratos à base de carne ovina, culinária do amaranto e quinoa, alimentos enriquecidos para combate à desnutrição e processamento caseiro de doces em massa, em calda e de geléias são alguns dos cursos

Para a quarta-feira, dia 19, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) está preparando o lançamento de seis publicações: Cogumelos e suas Delícias; Coleção 500 Perguntas e 500 Respostas – Feijão; Coleção 500 Perguntas e 500 Respostas –Banana; Coleção 500 Perguntas e 500 Respostas – Mamão; O Novo Rural Brasileiro – volumes 5, 6 e 7 e Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira – PAB, com novo projeto gráfico.

Nesse dia, o gastronomista Paulo Siqueira, um dos autores do livro Cogumelos e suas Delícias, vai apresentar ao público os segredos e o sabor dos cogumelos durante coquetel, no qual serão servidos pratos feitos com as receitas contidas na publicação. O lançamento de livros acontece a partir das 18 horas de quarta-feira.

Fórum Ciência e Sociedade - Ainda como parte da programação da Exposição Ciência para a Vida, ocorrerá, nos dias 20 e 21, o Fórum Ciência e Sociedade, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz. O Fórum, voltado para a comunidade escolar do ensino médio da rede pública, propõe a articulação entre instituições de pesquisa, de ensino e de cultura, com o objetivo de introduzir os jovens participantes nas atividades de produção e divulgação do conhecimento científico. Durante dois dias, pesquisadores, alunos e professores vão debater temas relacionados ao ambiente, à saúde e à qualidade de vida.

Almir Sater - O cantor e compositor Almir Sater e sua banda vão animar a noite de sexta-feira, 21, na Exposição Ciência para a Vida. O show começa às 21 horas e a entrada é franca. Apresentações de músicos de Brasília também estão programadas para as demais noites da Exposição.

Procitrópicos e Prociandino - Durante o Ciência para a Vida, representantes das comissões diretoras do Programa Cooperativo de Pesquisa e Transferência de Tecnologia Agropecuária para a Sub-região Andina (Prociandino) e do Programa Cooperativo de Pesquisa e Transferência de Tecnologia para os Trópicos Sul-Americanos - Procitrópicos vão se reunir para planejar ações cooperativas multilaterais. A reunião ocorrerá de 18 a 20 de maio, de 8h30min às 17 horas, na Sede da Embrapa.

A pauta da reunião inclui o balanço das atividades de 2003, a definição das que serão executadas em 2004 e a discussão do Programa de Ação Anual (PPA) para 2004 e 2005 e de temas que envolvem o fortalecimento institucional e a constituição de redes de pesquisa e fortalecimento das existentes. Também serão programadas conferências, workshops e seminários e elaborados projetos de cooperação em temas de interesses comuns dos países presentes: Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Bolívia e Suriname. Além disso, será apresentado o painel "Alca e suas implicações para a inovação tecnológica e a competitividade regional".

Na quarta-feira, 19, às 17 horas, na abertura oficial da Exposição, será assinado Memorando de Entendimento entre Embrapa e o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA), do Uruguai, visando à cooperação técnica bilateral na área agrícola.

Serviço IV Exposição Ciência para a Vida 18 a 23 de maio – das 10 às 22 horas - Sede da Embrapa Parque Estação Ecológica – Final da Avenida W3 Norte - Brasília (DF) Abertura oficial: dia 19, quarta-feira, às 17 horas

Inscrições para cursos de culinária: a partir de 10 de maio, de 9 às 16 horas, no hall da sede da Embrapa, mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis. Informações: 448.4413

Vitrine de Tecnologias - Visitas agendadas durante os dias da Exposição: Telefone (61) 448-4227

Marita Féres Cardillo e Flávia Bessa Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448.4039/448.4113 - marita@sede.embrapa.br - flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/