01/05/04 |

Exposição convida as crianças para uma viagem pela ciência

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Atrações especiais para crianças fazem parte da programação da IV Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e sua vinculada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, na Sede da Empresa, em Brasília (DF).

Nos estandes do evento, a exposição de resultados da pesquisa contribui para despertar nas crianças a consciência de o que se faz no campo muito tem a ver com a vida delas na cidade – o pão vendido na padaria vem do trigo que pode ser conferido, vivo, na Vitrine de Tecnologia. Assim com o milho, o arroz, a soja, o feijão, a carne.

As crianças são apresentadas também a novidades como o biscoito feito com farinha de berinjela ou o arroz com cheiro de pipoca – esse um grande sucesso. E os pais podem conferir o que a pesquisa agropecuária está fazendo para melhorar a vida de toda a população. O evento é uma boa opção para o fim de semana de toda a família.

Vitrine de Tecnologias - Ao lado do pavilhão da Exposição, está montada a Vitrine de Tecnologias. É a oitava edição da Vitrine. Ao todo, são 410 itens em exposição, entre variedades de plantas, espécies animais, máquinas e sistemas de produção, desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa e dispostos em canteiros ornamentais distribuídos pelos 30 mil metros quadrados de área. O desenho dos canteiros da Vitrine - preenchidos com soja, milho, feijão, cevada, sorgo, ervilha, girassol, forragens e trigo – sugere símbolos da cultura nordestina, a exemplo do Lampião, do mandacaru, do cacto, do Farol da Barra e dos bonecos do carnaval pernambucano.

Animais silvestres - Um convênio entre a Embrapa e o Zoológico de Brasília permitiu a construção de um viveiro de animais silvestres, a ser percorrido pelos visitantes através de um túnel. Araras-vermelhas, gatos selvagens, serpentes e tracajás podem ser vistos nesse espaço e são mais uma alternativa de lazer.

Cartilha - As crianças recebem, ainda, exemplares da cartilha "Arrozito e Feijó na Festa do AIA", editada pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás – GO). A cartilha, colorida e com muitos desenhos, chama a atenção para a importância da dupla arroz e feijão na alimentação. Já os professores das crianças recebem, também no estande da Embrapa Arroz e Feijão, a publicação "A bactéria que gosta de açúcar: de onde vêm os transgênicos?".

Teatro - Apresentações de teatro com atores e fantoches e sessões de pinturas de rosto e de "balão-mania" completam a programação. Confira:

Apresentação teatral com fantoches Data: de 18 a 23 Horários: das 10 às 10h40 min e das 14 às 15horas Local: Praça Agrocultura - Pavilhão da Exposição Tema: baseado na fábula "Maria e a galera salvam a mata de galeria", sobre a conservação da biodiversidade e da água

Lançamento da agenda estudantil e cartilhas dos jogos ambientais da Ema Dia 21 – às 16 horas Local: Praça Agrocultura – Pavilhão da Exposição Será servido sorvete para 500 crianças e distribuição de agendas e brindes

Pintura de rosto e balão-mania Data: dias 22 e 23 Horário: das 11 às 12horas Local: Praça Agrocultura - Pavilhão da Exposição

Circo da Ciência - Para despertar nas crianças o espírito científico, a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF) traz o Circo da Ciência. A apresentação é do Grupo Teatral Roupa de Ensaio, uma galera bastante animada que, do espaço imitando um picadeiro de circo, convida as crianças a viajarem pelo mundo da fantasia científica.

Dentro da mesma lógica da Exposição Ciência para a Vida, o Circo da Ciência pretende mostrar como os resultados da pesquisa agropecuária desenvolvidos pela Embrapa estão presentes no dia-a-dia das crianças. O espetáculo conta com malabaristas, palhaços e até um mágico, que transforma uma criança num "multiplicador da ciência", cuja incumbência é distribuir conhecimentos entre as demais crianças da platéia.

A idéia da multiplicação é repassada quando são distribuídas sementes de trigo. Juntamente com as amostras de sementes são disponibilizadas instruções de plantio e as crianças são convidadas a experimentar a transformação da semente em planta.

Horários e locais das apresentações do circo da ciência

20/05 – quinta-feira 11h00 –11h30 - Praça da Agrocultura

22/05 – Sábado 11h00 –11h30 - Praça da Agrocultura 16h00 – 16h30 - Vitrine de Tecnologias

23/05 – Domingo 11h00 –11h30 - Praça da Agrocultura 16h00 - 16h30 - Vitrine de Tecnologias

A Exposição Ciência para a Vida reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não-governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior.

Serviço IV Exposição Ciência para a Vida 18 a 23 de maio – das 10 às 22 horas - Sede da Embrapa Parque Estação Ecológica – Final da Avenida W3 Norte - Brasília (DF)

Jornalistas Marita Cardillo e Maria Cristina Bastos Oliveira Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448.4039 / 448.4113  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/