01/05/04 |

Parceria envolve, UFCG, Embrapa e universidade francesa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Quais são as potencialidades e os obstáculos comuns às zonas rurais dos estados da Paraíba e de Santa Catarina. A resposta para essa pergunta começa a ser buscada por um projeto conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da universidade francesa de Tours.

Segundo o professor Jean-Paul Carrière, a pesquisa tem uma duração prevista de dois anos e está sendo financiada pelo convênio de cooperação franco-brasileira, através do Cupê Cube e do CNPq. "O convênio existe desde 1999 e foi renovado em 2001, tendo já possibilitado a ida de pesquisadores brasileiros para cursos de doutorado na França". O projeto é conduzido na França por pesquisadores do Curso de Desenvolvimento Territorial da Universidade de Tours, que tem caráter interdisciplinar entre ciências humanas, sociais e as chamadas "ciências duras" (Exatas e da Natureza).

Na UFCG o projeto está sendo coordenado pelo professor Edgar Afonso Malagodi, do Departamento de Sociologia. Membros do projeto estiveram há duas semanas na Embrapa Algodão em Campina Grande (PB), para conhecer as atividades da empresa e manter contato com o corpo de pesquisadores da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

"Com os primeiros diagnósticos que temos realizado verificamos que algumas das demandas levantadas pelos agricultores podem ser atendidas rapidamente pela Embrapa", comenta Malagodi. A experiência da Embrapa Algodão com a agricultura familiar e sua nova orientação para ações de desenvolvimento territorial poderão se tornar peças importantes no projeto iniciado pelas universidades.

Durante a visita à Unidade da Embrapa na Paraíba os membros do projeto receberam informações técnicas sobre as pesquisas com algodão colorido, mamona, amendoim e gergelim. "A Embrapa pode colaborar com esse diagnóstico e oferecer tecnologias prontas para agricultores dos assentamentos da região de Areia, onde o projeto já foi iniciado pela UFCG", diz Luiz Paulo de Carvalho, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da estatal.

Dalmo Oliveira – MTb/PB n° 0598 Contatos: (83) 315.4362 – dalmo@cnpa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/