01/05/04 |

Fórum de popularização da ciência organizado pela Fiocruz ocorre pela primeira vez em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Fórum Ciência e Sociedade, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, ocorre pela primeira vez em Brasília, nos dias 20 e 21 demaio, como parte da programação da IV Exposição Ciência para a Vida, evento que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e sua vinculada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão realizando até o próximo domingo, dia 23.

Voltado para a comunidade escolar do ensino médio da rede pública, o Fórum propõe a articulação entre instituições de pesquisa, de ensino e de cultura, com o objetivo de introduzir os jovens participantes nas atividades de produção e divulgação do conhecimento científico. É uma atividade de educação não formal e de popularização da ciência. A Fiocruz ressalta o fato de o Fórum encaminhar para o centro do debate com a comunidade escolar, preocupações, reflexões e resultados da pesquisa contemporânea. Em Brasília, durante dois dias, pesquisadores, alunos e professores vão debater temas relacionados ao ambiente, à saúde e à qualidade de vida.

O Fórum é realizado desde 2001 no Rio de Janeiro pela Fiocruz, Casa de Oswaldo Cruz, Museu da Vida, Centro de Ciências do Estado Rio de Janeiro (Cecierj) e Consulado Geral da França no Brasil. A promoção neste ano em Brasília é uma parceria entre a Fundação e a Embrapa e conta com a participação de diversas outras instituições. O horário do Fórum será das 9 às 18 horas, no edifício da Sede da Embrapa.

A Exposição Ciência para a Vida é promovida de dois em dois anos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Embrapa e tem como principal objetivo mostrar ao público urbano que os resultados da pesquisa agropecuária melhoram a qualidade dos alimentos e a vida da população brasileira. A Exposição reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. O evento é gratuito e aberto ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio. Os estandes estão montados em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte, ao lado da Ponte do Bragueto.

Jornalista Marita Féres Cardillo (a partir de informações da Fiocruz) Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 fernando.taroco@embrapa.br / rose.azevedo@embrapa.br

Informações específicas sobre a iniciativa Fórum Ciência e Sociedade podem ser obtidas por meio do correio eletrônico forumcienciaesociedade@fiocruz.br

 

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/