01/05/04 |

Programa de análise de qualidade liderado pela Embrapa Solos é garantia de qualidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A adubação de culturas deve ser feita aplicando as quantidades de fertilizantes necessárias para obtenção das produções máximas econômicas, porém garantindo também a qualidade dos produtos agrícolas. Para que o produtor realize a adubação mais adequada é necessário que ele recorra à análise de solo. Esta técnica é uma das melhores formas para detecção dos fatores limitantes ao crescimento e produção vegetal, além de servir como base para a recomendação de calagem e fertilizantes.

Para que os produtores possam aplicar as dosagens corretas de fertilizantes e obter o resultado almejado é necessário que existam serviços adequados e acessíveis de análises de solos. Muitas vezes a pequena procura dos produtores aos serviços dos laboratórios de análise ocorre devido a estes utilizarem métodos defasados e incompletos, que na maioria das vezes produzem resultados pouco confiáveis. Uma alternativa para contornar este problema é a adesão dos laboratórios aos Programas de Controle de Qualidade.

Atualmente existem cinco Programas de Qualidade de análise de solo no Brasil. A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordena um deles, o Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Este programa foi instituído em 1992 e a participação dos laboratórios é voluntária e de âmbito nacional. Fazem parte do PAQLF, 84 laboratórios de fertilidade de 23 estados brasileiros. Dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa.

Inicialmente, na implantação do PAQLF o objetivo foi o de proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. com a adoção do Selo de Qualidade a partir de 1998, o PAQLF também passou a funcionar como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante aos seus clientes externos. Este papel do PAQLF tem sido reconhecido tanto pelos laboratórios participantes, quanto pelos principais interessados nas análises de solo, os produtores. Deste modo, o PAQLF é uma inovação que gera uma base tecnológica e gerencial para os laboratórios participantes e também possibilita o aprimoramento e a competitividade destes no agronegócio, uma vez que funciona com um diferencial para os que obtêm o Selo de Qualidade.

A avaliação dos laboratórios participantes do PAQLF ocorre durante um ano, durante o qual os participantes analisam trimestralmente 3 amostras de solo para fertilidade, num total anual de 12 amostras. A metodologia da avaliação do desempenho baseia-se no cálculo de um índice de excelência. Para obtê-lo, os laboratórios são avaliados em função da exatidão (acerto) e da precisão (reprodutibilidade) dos resultados analíticos das amostras enviadas são rejeitados os resultados que estiverem fora dos limites de tolerância.

A área de atuação do Programa engloba 23 estados brasileiros: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, SE e TO. A região Centro-Oeste é a que apresenta maior número de participantes com 37% do total, com destaque para o estado de Goiás com 14 participantes. Em seguida, vem a região Nordeste com 32% do total, sendo que oito laboratórios estão na Bahia. Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte estão presentes mais de 80% dos laboratórios avaliados pelo PAQLF. A natureza dos laboratórios também é variada, indicando o caráter abrangente do PAQLF, pois participam unidades da Embrapa, Universidades, órgãos de pesquisa e extensão, além de laboratórios particulares e de cooperativas.

Os resultados mostram que acontece uma crescente participação de laboratórios e a qualidade dos participantes melhora, demonstrando a importância dos laboratórios em submeterem-se a este controle de qualidade. E isso em grande parte tem ocorrido devido a uma exigência do mercado, ou seja, dos produtores rurais, que são o público alvo destes laboratórios. O PAQLF pode ser acessado pela internet no endereço: www.cnps.embrapa.br/paqlf.

Carlos Dias - 20.395 MTb RJ Embrapa Solos Contatos: (21) 2274-4999 R-278 - carlos@cnps.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Fertilizantes e Adubação Orgânica 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/