01/05/04 |

Embrapa lança programa de rádio rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Informação Tecnológica, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança oficialmente dia 19 de maio de 2004, a partir das 18h, o programa de rádio Prosa Rural, com uma exibição, ao vivo, durante o evento Ciência Para a Vida – IV Exposição de Tecnologia Agropecuária, na Praça da Agrocultura, na sede da Embrapa, em Brasília - DF.

Integra o evento uma exposição em homenagem ao programa Prosa Rural. A exposição reúne 28 aparelhos antigos de rádio, de um total de 300 peças do acervo do colecionador Miguel Lunardi, de Brasília – que pratica esta atividade há 25 anos. As peças mostradas nesta exposição são as mais raras de sua coleção e compreendem o período de 1910 a 1965.

A apresentação especial do Prosa Rural terá 20 minutos de duração e contará com a locução de Zé Carlos Andrade, Sandra Bacelar e Ilka Oliveira, abordando a própria exposição de tecnologia, incluindo notícias, apresentação musical, radiodrama e entrevista.

O Prosa Rural estreou em dezembro do ano passado e é produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com os Centros de Pesquisa da Embrapa no Nordeste, sendo veiculado por 44 rádios comerciais e 207 rádios comunitárias de toda a Região Nordeste. É um programa semanal com duração de 15 minutos, voltado para os jovens e pequenos produtores familiares da região do Semi-Árido, com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como parte do Programa Fome Zero, do Governo Federal. Usando uma linguagem clara e acessível para o público, o Prosa Rural fala sobre as pesquisas da Embrapa concluídas que podem ser usadas pelo pequeno produtor rural no seu dia-a-dia, contribuindo para a melhoria das condições de vida.

A produção final do Prosa Rural é realizada em Brasília e de lá o programa é distribuído em CD, gratuitamente, para a rede de rádios comerciais e comunitárias, que podem veiculá-lo quantas vezes quiserem durante a semana, desde que sempre no mesmo horário.

Até o final de 2004 serão apresentados 48 temas, como "Manejo de Cajucultura", "Escolha de Matrizes e de Reprodutores Jovens de Caprinos" e "Dessalinização e Aproveitamento do Rejeito de Água Salobra". A expectativa é que os programas atinjam um público de 14,7 milhões de pessoas. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço). Participam da produção dos programas: Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE), Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Embrapa Caprinos (Sobral-CE), Embrapa Transferência de Tecnologia (SNT) e a Assessoria de Comunicação Social, em Brasília.

Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4590 - macau@sct.embrapa.br  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/