01/05/04 |

Programa aproxima pesquisa e assistência técnica na transferência de tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  Um grupo representado por 15 instituições que prestam assistência ao produtor rural estiveram reunidas hoje, dia 06, na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para discutir a implantação de um projeto piloto de transferência de tecnologia no campo.

O programa "Treino & Visita" é uma experiência desenvolvida com sucesso pela Embrapa Soja (Londrina, PR) que busca aproximar a pesquisa dos diversos segmentos voltados a assistência técnica e extensão rural como forma de otimizar os resultados na produção agrícola.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Lineu Alberto Domit, o programa Treino (que significa capacitação) & Visita (transferência de tecnologia) é fundamentado numa atuação sistêmica, onde os pesquisadores repassam o conhecimento a um grupo especializado (multiplicador I), o qual faz a difusão das informações a outros assistentes técnicos (multiplicador II), cujo papel final é orientar o produtor rural.

Na Cooperativa Agrícola Consolata Ltda - a Copacol, em Cafeilândia, PR, o programa foi implantado há dois anos, com o nome "Programa de Profissionalização do Produtor Rural (PPPR)". Conforme o agrônomo Milton Dalbosco, os resultados do programa mostram a evolução técnica e econômica dos produtores, com o uso racional de fertilizantes e defensivos, o adensamento adequado de plantas na lavoura, além da otimização do tempo do profissional que presta assistência na cooperativa.

"A produtividade aumentou em 9,5% no primeiro ano de programa, e 11,8% no segundo ano. Em 2003, a Copacol recebeu 164 mil toneladas a mais de grãos do que no ano anterior", comemora Dalbosco. Na Copacol, um total de 2.664 agricultores associados são atualizados através do trabalho de 35 multiplicadores. "A média de rendimento da cooperativa foi 19% acima da média regional em soja e em 17% no milho", conclui Dalbosco.

A Emater/RS, que presta o serviço de extensão rural oficial no estado, pretende participar do programa transferindo tecnologias ao produtor através dos mais de 450 escritórios municipais distribuídos no Rio Grande do Sul. "Vamos centralizar o programa em quatro culturas de grãos – trigo, soja, milho e feijão – destinadas prioritariamente à agricultura familiar", esclarece o assistente técnico estadual, Eniltur Viola. As cooperativas presentes no encontro - que representam grande parte do trigo produzido no estado -, também aderiram ao projeto, sugerindo aprofundar o conhecimento dos multiplicadores em questões como fertilidade do solo e transgênia.

Nos próximos dias serão levantadas demandas das cooperativas, extensão rural e demais instituições envolvidas no programa. O planejamento das ações deverá acontecer no mês de junho, quando acontece uma nova reunião para implantação do Treino & Visita.

Joseani M. Antunes- MTb 9396/RS Embrapa Trigo Contatos: (54) 311.3444 - joseani@cnpt.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/