01/05/04 |

Embrapa vai lançar livro de cogumelos em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

"Cogumelos e suas delícias" reúne receitas tradicionais brasileiras feitas com cogumelos e será lançado no dia 29 de maio, às 16 horas, em shopping de Brasília
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizada em Brasília, DF, vai lançar, no dia 29 de maio, às 16 horas, o livro "Cogumelos e suas delícias", de autoria da pesquisadora Arailde Urben e do gastronomista carioca, Paulo Siqueira. O lançamento vai acontecer durante a 26ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, nos dias 29 e 30 de maio de 2004.

O Brasil possui uma gastronomia rica e variada em função da influência de várias culturas. Respeitando essa grande diversidade de hábitos alimentares. os autores fizeram uma nova leitura das tradicionais receitas brasileiras, substituindo alguns ingredientes por cogumelos, ou acrescentando-os à composição de iguarias.

"Cogumelos e suas delícias" tem a intenção de mostrar que é possível introduzir os cogumelos no cardápio diário, através de receitas práticas, saudáveis e saborosas. Quem aprecia uma alimentação racional e saudável e quiser experimentar algumas das receitas que fazem parte do livro, pode procurar os dois restaurantes do Shopping CasaPark durante a realização da Feira Botânica. Nos dias 29 e 30 de maio, eles incluirão em seus cardápios pratos à base de cogumelos, elaborados a partir dessas receitas.

Cogumelos: nutrição e saúde - Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. Além disso, possuem propriedades medicinais e podem ser importantes aliados no tratamento complementar de muitas doenças que afligem a humanidade, como câncer, lupus, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e até AIDS, já que estimulam o sistema imunológico.

Apesar das vantagens, o consumo desses fungos no Brasil ainda é inexpressivo, quando comparado a de outros países – 30g/ano per capita contra 2 kg na França, por exemplo. O alto custo do produto comercializado é um dos principais fatores para afastar os cogumelos da mesa dos brasileiros.

Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, tomou uma iniciativa determinante para popularizar os cogumelos comestíveis e medicinais em nosso país: ela trouxe e adaptou para o Brasil uma tecnologia chinesa denominada Jun-Cao, que permite baratear a produção, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais. Essa técnica, que também possibilita que o cultivo seja mais rápido, produtivo e ambientalmente mais seguro, será demonstrada no estande da Embrapa durante o evento.

Hoje, a Unidade da Embrapa conta com cerca de 300 espécies de cogumelos de interesse alimentar e medicinal e continua trabalhando para aumentar essa coleção através de coletas em diversas regiões brasileiras e na introdução de espécies exóticas no país. As propriedades farmacológicas de algumas espécies apresentam grande potencial econômico e um dos objetivos é estudar e ampliar a sua utilização através de técnicas biotecnológicas.

A 26° Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece no dia 29 de maio (sábado), das 10 às 21 horas; e no dia 30 de maio (domingo), das 10 às 18 horas. A tarde de autógrafos com a pesquisadora Arailde Urben, autora do livro "Cogumelos e suas delícias", será no dia 29 de maio, às 16 horas.

Fernanda Diniz - jornalista Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/