01/05/04 |

Bancada Federal de Rondônia discute alternativas para agronegócio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fatores considerados externos ao desenvolvimento da pesquisa agropecuária em Rondônia foram discutidos em Porto Velho (RO) na sede da Emater no último dia 14. Um grupo de parlamentares do Estado, composto pelos senadores Fátima Cleide (PT), Paulo Elifas (PMDB) e Valdir Raupp (também PMDB), e por deputados federais se reuniram para a discussão de questões como o Zoneamento Sócioeconômico-Ecológico, vinculado à Medida Provisória 2166, em vigor, e que autoriza o desmatamento de 20% das propriedades agrícolas do Estado, mantendo 80% da área como Reserva Legal. Outros temas abordados foram o início da rastreabilidade bovina no Estado, por meio do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), e alternativas de financiamento para agricultores familiares.

Segundo o pesquisador e chefe geral da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Newton de Lucena Costa, a resolução de questões em âmbito "além da porteira", como ele mesmo define, é importante para potencializar o agronegócio familiar e empresarial do Estado. "Com isso, conseguimos otimizar a própria pesquisa. O Estado ganha com a apropriação dos resultados desenvolvidos pela Embrapa", afirma. Um exemplo é a implantação do sistema de rastreabilidade bovina em Rondônia. "Podemos alcançar novos mercados com o 'boi verde'. As tecnologias desenvolvidas pela Empresa podem incrementar ainda mais o segmento", relata Lucena.

Reunindo instituições como Ceplac, Banco da Amazônia (Basa), Delegacia Federal de Agricultura (DFA/RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), Emater-RO e Embrapa Rondônia, a reunião da Bancada Federal do Estado foi coordenada pelo deputado Agnaldo Muniz (PPS-RO) e organizada pela Associação de Produtores Rurais. As conclusões serão levadas pelo parlamentar a deputados e senadores. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo e-mail sac@cpafro.embrapa.br

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/