01/05/04 |

Produção de hortaliças em Rondônia será incentivada pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  Uma equipe de pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) e da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, irão estruturar projetos para a viabilização do cultivo de hortaliças em Rondônia. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), que solicitou à Embrapa diretrizes para otimizar a olericultura no Estado.

Os especialistas visitaram municípios no interior, identificando potencialidades e enumerando as principais deficiências para a exploração comercial da cultura. Segundo o pesquisador Gilmar Henz, da Embrapa Hortaliças, uma das principais limitações é a ausência de centrais atacadistas em Rondônia. "Independente da pesquisa, a questão da comercialização deve ser tratada, já que são produtos altamente perecíveis", explica o pesquisador.

Para ele, iniciativas do Governo para facilitar o escoamento da cultura e a organização dos produtores em associações para oferecer um maior volume produzido, são parâmetros capazes de alavancar a olericultura em Rondônia. Atualmente, de acordo com Henz, os supermercados são responsáveis por mais de 50% das vendas. "O Estado tem potencialidades e dificuldades na produção de hortaliças. O que podemos oferecer são bases de dados estruturadas, a capacitação de técnicos e ações de pesquisa em algumas culturas", explica Gilmar Henz.

Os próximos passos são a elaboração de um relatório sobre pontos fracos e potencialidades, a avaliação de algumas cultivares na Embrapa Rondônia e a formação de recursos humanos. De acordo com o pesquisador Nozomu Makishima, da Embrapa Hortaliças, houve um avanço considerável no número de agricultores dedicados ao cultivo de verduras e legumes. "Vilhena, por exemplo, produz folhosas, tomate, pimentão e batata-doce. Em outros municípios, a agricultura urbana também pode ser bastante incentivada com o projeto", afirma. Após a conclusão do diagnóstico, Unidades Demonstrativas devem ser implantadas na Embrapa Rondônia por pesquisadores. A Seapes considera essencial o apoio a culturas de tomate, batata, alho, cebola, cenoura e beterraba.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/