01/05/04 |

Farinha de berinjela é uma das novidades da Ciência para a Vida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

A farinha de berinjela possui alto teor de fibras e que pode prevenir doenças
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará, pela primeira vez em Brasília, mais uma de suas novidades agroindustriais: a farinha de berinjela, que devido às suas características nutricionais, desponta como um ingrediente alimentar altamente desejável para enriquecer a alimentação humana. O alto teor de fibra - aproximadamente 40% em 100 gramas de berinjela desidratada - permite que a farinha possa ser utilizada para elaborar produtos de panificação como biscoitos, pães e massas alimentícias.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro - RJ) está colocando à disposição da sociedade conhecimento sobre o processo de produção de biscoitos de berinjela. Alimentos preparados à base da farinha de berinjela ampliam a oferta de produtos tanto para os consumidores sadios, quanto para aqueles que apresentam constipação intestinal, alto nível de colesterol e obesidade, entre outras patologias. Outros componentes, como niacina, vitamina C e flavonoídes também estão presentes na composição da farinha. Para as populações dos centros urbanos de países industrializados é recomendado a utilização da fibra na alimentação para prevenção de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipercolesterolemia, entre outras.

A farinha de berinjela e diversos produtos feitos a partir dela estarão sendo apresentados em Brasília durante o Ciência para a Vida 2004, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Embrapa e tem como principal objetivo aproximar o público urbano dos resultados da pesquisa agropecuária, mostrando eles melhoram a qualidade dos alimentos e da vida da população brasileira. O evento reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. A exposição é gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto.

Jornalista: João Eugênio e Rose Azevedo Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br / rose.azevedo@embrapa.br  Técnicos poderão conceder entrevistas sobre o assunto no estande da Embrapa Agroindústria de Alimentos durante o Ciência para a Vida 2004.  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/