01/05/04 |

Novo inseticida biológico combate larvas do mosquito transmissor da malária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançará, no dia 19 de maio, às 19 horas, durante o evento Ciência para a Vida 2004, um bioinseticida capaz de combater larvas do mosquito prego (Anopheles spp.), transmissor da malária, e as do pernilongo comum (Culex spp.), vetor de encefalites e da filariose. O Sphaerus SC é um bioinseticida microbiano desenvolvido à base de uma bactéria que ocorre naturalmente no meio ambiente, denominada Bacillus sphaericus, que é entomopatogênica, ou seja, só é nociva ao inseto, sem nenhuma possibilidade de causar danos ao meio ambiente ou à saúde das populações. Por isso, é recomendada pela Organização Mundial de Saúde para campanhas de combate a mosquitos transmissores de doenças.

O bioinseticida Sphaerus foi desenvolvido em parceria pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF) e a empresa Bthek Biotecnologia. Ele pode ser aspergido diretamente nos criadouros (águas estagnadas, lagoas salobras, represas, bocas de lobo, fossas, estações de tratamento de esgoto etc), com pulverizador manual ou motorizado, em doses que variam de um a três litros por hectare. As principais vantagens desse produto são: é inofensivo ao homem, animais domésticos, peixes e plantas; não polui, não deixa resíduos e não se acumula no meio ambiente; não afeta os insetos benéficos e os inimigos naturais; e pode ser facilmente associado a outros métodos de controle.

O Ciência para a Vida 2004, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Embrapa, tem como principal objetivo mostrar ao público urbano os mais recentes resultados da pesquisa agropecuária, mostrando como eles melhoram a qualidade dos alimentos e da vida da população brasileira. O evento reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. A exposição é gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Contatos: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 fernando.taroco@embrapa.br / rose.azevedo@embrapa.br

Técnicos poderão conceder entrevistas sobre o assunto no estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia durante o Ciência para a Vida 2004

Fernanda Diniz - MTb 4685/89/DF Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448-4769 e 448-4770 - fernanda@cenargen.embrapa.br.  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/