01/05/04 |

Senador quer levar tecnologia deprodução agroecológica de aves para o Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) visitarão, em junho, o município Plácido de Castro, no Acre, para verificar a possibilidade de a comunidade de Vila Campinas adotar tecnologia de produção agroecológica de aves e suínos desenvolvida pelo Centro de Pesquisa. A visita atenderá ao convite feito ontem, 18, pelo senador Sibá Machado (PT/Acre), durante visita à IV Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para a Vida, que acontece até o dia 23 de maio, na sede da Embrapa, em Brasília/DF. O senador foi recebido pelo diretor presidente da Embrapa, Clayton Campanhola.

A idéia de Sibá Machado é aproveitar a tecnologia desenvolvida pela Embrapa de Concórdia para aumentar a produção de aves no Estado, que, apesar de grande consumidor de galinha caipira, tem de importar frango de Rondônia. O senador quer ainda que os pesquisadores estudem a possibilidade de utilização de produtos regionais na produção de ração para os animais, reduzindo também gastos com insumos, como a soja que também é importada de outras regiões do País.

A Comunidade de Vila Campina, localizada no município de Plácido de Castro, fica há 60 km da capital Rio Branco, e é constituída de 170 famílias distribuídas em lotes de aproximadamente 5 hectares. A atividade dos pequenos agricultores, segundo explica Sibá Machado, é basicamente a fruticultura. " Caso o projeto dê certo, a comunidade poderá ser a grande produtora de aves do Estado".

O pesquisador Cícero Juliano Monticelli, da Embrapa Suínos e Aves, diz que uma primeira visita deverá ser feita à comunidade ainda em junho e os estudos preliminares serão feitos em conjunto com a Embrapa Acre. O processo prevê o envolvimento do Governo do Estado e de outras instituições. O chefe geral da Embrapa Acre, Marcus Vinícius, argumenta que os resultados da produção agroecológica de suínos e aves deu resultados excelentes em Santa Catarina e que será preciso desenvolver estudos detalhados para ver como será a adaptação às condições ambientais do Acre. Para ele, a necessidade de aumentar a oferta de frango no Estado já justifica a iniciativa.

O senador Sibá Machado ficou encantado com a qualidade e a quantidade de resultados alcançados pela pesquisa desenvolvida pela Embrapa, surpreendeu-se até mesmo com os trabalhos apresentados na Exposição pela Embrapa Acre, que disse conhecer mais de perto. Sibá Machado provou e aprovou o mix de cupuaçu, acaí e guaraná. Um produto que possibilita agregação de valor, podendo representar aumento de renda para pequenos agricultores, segundo ressalta o chefe da Embrapa Acre.

Valéria Costa - MTb 15533/59/32 - SP Assesoria de Comunicação Social - Embrapa Contato: 61 448.4015 - valeria.costa@embrapa.br  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/