Palestra enfatiza a importância da certificação como fator de competitividade
Palestra enfatiza a importância da certificação como fator de competitividade
Dando continuidade ao treinamento da comunidade da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para implantação do Sistema da Qualidade ISSO 9001:2000, será apresentada em 31 de maio a palestra "A importância da certificação em qualidade como fator de competitividade".
O palestrante é Maurício Parma, treinador qualificado pelo Eaton Quality Institute, instituto de pesquisa, desenvolvimento e melhoria contínua da Eaton Corporation, sediado em Southfield, Michigan, EUA, que é uma empresa global, presente nas indústrias automotiva, elétrica, hidráulica e aeroespacial.
O programa da palestra consta de um breve histórico sobre qualidade, seus paradigmas, como o de que a certificação somente gera burocracia, agregando pouco valor ou o oposto, que uma empresa certificada tem qualidade assegurada somente pelo fato de ser certificada. Irá discutir o porquê da certificação, o que se ganha com isso.
Alguns pontos seriam quantificáveis, explica Maurício, como a satisfação dos clientes e da sociedade, a avaliação de desempenho sistemático, a adequação aos propósitos, a definição e melhoria contínua nos processos de trabalho. Outros são não quantificáveis, como a imagem, os valores e a auto-estima, diz.
Depois haverá uma discussão sobre as dificuldades mais comuns no processo de certificação. Todas as dificuldades, técnicas ou não, só podem ser superadas com o envolvimento e comprometimento de todos na busca contínua pela excelência - independentemente da função. Esta é a condição primária para a conquista, que é coletiva. Sem este fator, nenhuma empresa obtém sucesso duradouro nos seus propósitos sobre melhorias a longo prazo, enfatiza o palestrante.
Maurício sempre esteve diretamente vinculado a atividades de implantação, gerenciamento e melhoria da qualidade em fornecedores. Visitou clientes, principalmente no Brasil, EUA e México, na General Motors, Ford, Mercedes Bens, Daimler Chrisler, Freightliner, Paccar, International/Navistar para conhecimento dos requisitos do Sistema da Qualidade.
Atualmente, tem a responsabilidade de promover a melhoria contínua e a garantia da qualidade, incluindo a certificação, dos mais de 180 fornecedores da Eaton.
Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/