01/05/04 |

Vinho gaúcho conquista a primeira indicação de procedência do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante  a  Feira Ciência para a Vida, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará apresentando a primeira e única indicação de procedência de vinho do Brasil: o Vale dos Vinhedos. O registro foi obtido por meio de um trabalho conjunto entre a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) e a Universidade de Caxias do Sul, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O reconhecimento oficial da indicação de procedência serve como credencial técnica e legal para o mercado internacional. Assim, os Vinhos do Vale dos Vinhedos já estão sendo exportados num trabalho via consórcio de exportação, a exemplo do Wines from Brazil.

A região demarcada do Vale dos Vinhedos, localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, compreende parcialmente os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Ao todo ocupa uma área de 81,23 hectares, congregando 23 vinícolas da região associadas à Aprovale.

A certificação exigiu mais de seis anos de trabalho. Foi necessário realizar a delimitação da área geográfica, a partir das características naturais (como solo e clima), definir as variedades viníferas, analisar a qualidade do vinho e implementar um controle da produção, que inclui  a degustação obrigatória dos vinhos para autorizar a comercialização, feita por grupo de enólogos, além de outros processos estabelecidos, controlados pelo Conselho Regulador.

A obtenção da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos representa um novo patamar na produção, organização e comercialização dos vinhos brasileiros, colocando-os no caminho da consagrada vitivinicultura tradicional internacional, como, por exemplo, do Vinho do Porto produzido em Portugal ou do Champagne produzido na França.

Segundo o pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho, o papel desempenhado pela Embrapa, de forma articulada com o setor privado, foi fundamental na conquista da certificação. O trabalho começou ainda no início dos anos 90, com a conscientização e convencimento dos viticultores da importância da obtenção da Indicação de Procedência e culminou com a obtenção da certificação, com incremento de qualidade através de controle, rastreamento e uso de tecnologia.

A Indicação de Procedência do Vale dos Vinhedos desencadeou alguns impactos sócio econômicos como a valorização das terras das propriedades agrícolas entre 200 e 500%, incremento de área plantada com uvas viníferas autorizadas, melhoria do padrão tecnológico, maior oferta de empregos em todo os segmentos e outros investimentos em agroindústria e turismo.

A partir da experiência obtida, a Embrapa, em cooperação com outras instituições, executa atualmente projetos em outras regiões produtoras de vinhos, como no Vale do São Francisco no Nordeste e de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, que buscam chegar à indicação de procedência. Além do vinho, outros produtos brasileiros buscam tal qualificação, como é o caso do café do Cerrado e da cachaça brasileira.

Durante o evento Ciência para a Vida, produtos com o selo de indicação de procedência do Vale dos Vinhedos estarão sendo expostos e degustados em Brasília. O Ciência para a Vida 2004 é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Embrapa e tem como principal objetivo aproximar o público urbano dos resultados da pesquisa agropecuária, mostrando como eles melhoram a qualidade dos alimentos e da vida da população brasileira. O evento reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. A exposição é gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto.

Jornalista: Robinson Cipriano, com colaboração de Viviane Zanella Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br / rose.azevedo@embrapa.br  Técnicos poderão conceder entrevistas no estande da Embrapa Uva e Vinho durante o Ciência para a Vida 2004.  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/