01/05/04 |

Dia de campo revela cultivares de banana resistentes a doenças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  A alta incidência de doenças na cultura da banana em Rondônia – como o mal-do-panamá, a sigatoka negra e amarela, a broca-do-rizoma e nematóides – apontada por pesquisadores como uma das causas responsáveis pela redução dos 30 mil hectares plantados na década de 80 para menos de 6 mil hectares, atualmente, foi tema de dia de campo realizado na última sexta-feira, 07, em uma propriedade no município de Candeias do Jamari, a 30 quilômetros de Porto Velho.

As atividades estão direcionadas para o desenvolvimento de materiais resistentes e uso de mais tecnologia pelos produtores nas fases de produção e pós-colheita. Técnicos da Gestão de Transferência de Tecnologias (GTT) da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e da Emater-RO implantaram uma Unidade Demonstrativa com as variedades FHIA 01, 18, 23 e Caipira, resistentes ao "Mal-do-Panamá" e à "Sigatoka-negra" e "Amarela". "FHIA" é a sigla da Fundação Hondurense de Investigações Agrícolas. A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua na geração, avaliação e adaptação às regiões brasileiras de variedades.

A Unidade Demonstrativa foi implantada em outubro de 2003 e as variedades se mostraram resistentes em áreas com alto índice de infestação das doenças. Os pesquisadores ministraram em estações palestras sobre a importância da cultura para o Estado, principais pragas e doenças, cultivares resistentes, produção de mudas, adubação e manejo. Segundo dados do IBGE (2002), a banana é a fruta mais produzida em Rondônia, apesar da crescente infestação de pragas e doenças. Em uma área de 5.647 hectares, a cultura produziu 46.443 toneladas. As principais variedades plantadas são a "Maçã" e a "Comprida" (conhecida também como "banana de fritar"). A produtividade é uma das mais baixas do Brasil: 8.224 kg/ha, enquanto que a média nacional é de 12.480 kg/ha.

Na visão dos pesquisadores o desafio é renovar os bananais com materiais resistentes. "As variedades são alternativas para a otimização da cultura", analisa o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia Zenildo Ferreira Holanda Filho. O pesquisador José Nilton Medeiros Costa, da Área de Fitotecnia, abordou as principais pragas e doenças e cultivares resistentes. As mudas que foram mostradas no dia de campo podem ser adquiridas na Biofábrica Campo, em Cruz das Almas (BA): (75) 621-2584. Mais informações: Área de Comunicação e Negócios da Embrapa Rondônia: (69) 225-9387 ou pelo e-mail sac@cpafro.embrapa.br .   

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/