01/05/04 |

Dia de campo aborda sistemas de produção intensivos de bovinos de carne

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) fez hoje (5ª feira, dia 20) um dia de campo sobre sistemas de produção intensivos de bovinos de carne. O evento iniciou às 8h30, com palestras teóricas e demonstrações práticas de campo, nas dependências desse centro da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O instrutor foi o engenheiro agrônomo Eli Schiffler, da Embrapa Pecuária Sudeste.

A produção intensiva permite grande aumento de produtividade e colabora para com a preservação ambiental. No sistema intensivo é possível manter de três a cinco animais por hectare - e até 12 na época de chuvas – ao passo que a média brasileira é de uma cabeça por hectare. A adoção desse conjunto de técnicas e manejos leva portanto a significativos aumentos na produção nacional, utilizando a mesma área, sem necessidade de derrubada da vegetação nativa em novas regiões. Isso sem falar na possibilidade de recuperação e utilização dos cerca de 100 milhões de hectares de pastagens degradadas existentes no Brasil.

O sistema utiliza a adubação dos pastos. Pesquisa realizada pela Embrapa Pecuária Sudeste, mostra que a adubação nitrogenada em pastagens tropicais não polui o solo, os cursos de água e os lençóis freáticos, desde que as doses, épocas de adubação e outros procedimentos sejam feitos de acordo com as recomendações técnicas da pesquisa.

Jorge Reti - MTB 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJ Embrapa Pecuária Sudeste Contaotos: (16) 261-5611 - jreti@cppse.embrapa  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/