01/05/04 |

Exposições e Embrapa marcam encontro de agronegócios da Expoagro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A 35ª edição da Expoagro começou em 13 de maio de 2004, no recinto do Parque de Exposições "Fernando Costa", em Franca, interior de São Paulo. Conta com 1.800 metros quadrados de estrutura, abriga uma área para 60 estandes, uma sala de palestras com capacidade para 150 pessoas e uma sala para negócios. No local acontecem exposições de gado nelore, eqüinos e animais exóticos. As exposições continuarão até o dia 23. Na sexta-feira, 14, a Expoagro conta com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que às 15h30 fará um pronunciamento ao público presente.

Até 16 de maio acontece o II Encontro de Agronegócios, paralelo a 35ª edição da Expoagro. O principal objetivo do Encontro é de dinamizar o desenvolvimento estratégico local e de toda a região com foco no processo de comercialização. Mais de sessenta empresas do setor de agronegócios e associações de produtores rurais estão participando da exposição, com produtos e palestras diversificadas.

Quem for ao recinto poderá conferir produtos de empresas de informática que trabalham com softwares e hardwares para o gerenciamento agrícola e agroindustrial; de maquinários com máquinas, equipamentos e implementos direcionados para a produção e suporte da cadeia agroindustrial; empresas processadoras de gêneros alimentícios de origem animal e vegetal, como por exemplo, derivados de leite (doces, queijos, iogurtes, bebidas lácteas e outras), derivados de carne (frangos, embutidos, defumados, conservas e outros), derivados de frutas (doces, compotas, sucos, polpas e outros), derivados de mel (própolis, compostos e outros), outros produtos (café, ovos, ervas medicinais e condimentares e outros); empresas do ramo de embalagens; empresas do ramo de aditivos e conservantes e produtores rurais e associações de produtores rurais da região de Franca.

Além disso, Prefeituras também farão exposições, por exemplo, a Prefeitura de Franca participará com exposições da Associação Nacional de Apicultores; a de Pedregulho com o Turismo Regional dos pequenos produtores; a de Cristais Paulista, Patrocínio Paulista e Ribeirão Corrente sobre as Associações dos Pequenos Produtores.

Já as palestras têm como tem tema principal o agronegócio. Elas acontecem no Pavilhão do Agronegócio, num ambiente climatizado e com capacidade para 120 pessoas. "Buscamos temas atuais e que atingisse às expectativas do público presente", disse Valdir Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Novidade - Dentro do II Encontro de Agronegócios haverá uma novidade, a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa é a primeira vez que a Embrapa participa de atividades agropecuárias na cidade, sendo uma ótima oportunidade aos participantes. "Os produtores em geral terão a oportunidade de conhecer todo o trabalho desenvolvido pela Embrapa, e com isso, poderão aprimorar ainda mais suas atividades", comentou o prefeito de Franca, Gilmar Dominici. A Embrapa ocupará um dos maiores estands na Expoagro, sendo de proximadamente 100 metros quadrados para a exposição de algumas pesquisas desenvolvidas.

O evento busca dinamizar o desenvolvimento estratégico local e de toda a região com foco no processo de comercialização, onde a existência de um afunilamento que coloca um elevado número de produtores rurais expostos a um reduzido número de fornecedores e compradores. Pretende-se, com isto, colocar os pequenos produtores rurais, através de suas associações, no controle do processo de comercialização, dotados de capacidade operacional para negociarem regionalmente.

Pesquisadores de instituições de pesquisa da região proferem palestras sobre conservação de alimentos, técnicas de conservação de produtos cárneos com alteração da atmosfera, comercialização vegetal, rotulagem e novas normas para comercialização de produtos de origem vegetal, fruticultura com ênfase na produção de frutas de clima temperado, beneficiamento de hortaliças, com novas técnicas de processamento mínimo de frutas e hortaliças, pecuária de corte e rastreabilidade bovina e atividades do SISBOV - Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina, carne suína, legislação sanitária para produtos de origem animal e vegetal, apicultura.

O pesquisador Arthur Chinelatto da Embrapa Pecuária Sudeste apresenta a palestra Pecuária leiteira, viabilidade da produção de leite em pequenas propriedades. A Embrapa Meio Ambiente, unidade de Jaguariúna, SP. apresenta algumas de suas tecnologias. No estande, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o lodo de esgoto que se transforma em adubo, o efeito das mudanças climáticas globais sobre a distribuição espacial do número provável de gerações do bicho-mineiro do cafeeiro, o coletor solar e o controle da doença de plantas, o oidio, com leite. (algumas informações foram retiradas do site da exposição www.franca.sp.gov.br).

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Contatos: (19) 3867.8700 - cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/