01/05/04 |

I Feira de Produção da Agricultura Familiar será realizada em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Tecnologias da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, voltadas para a agricultura familiar serão apresentadas durante a "I Feira de Produção da Agricultura Familiar em Rondônia", que será realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, em Ji-Paraná. Coordenada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), a Feira irá oferecer simpósios, palestras, cursos, painéis, resumos técnicos, produtos naturais de agricultores familiares do Estado e atividades sociais e esportivas.

Entidades não-governamentais patrocinam o evento: Articulação Central das Associações Rurais de Ajuda Mútua (Acaram), Agência de Comercialização Solidária de Rondônia (Tucumã), Associação de Produtores Alternativos de Ouro Preto d'Oeste (APA), Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais-Cuniã (CPPT Cuniã), entre outros.

Na última quinta-feira, 20, pesquisadores da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se reuniram com os organizadores onde definiram a participação da Empresa com a montagem de um estande institucional e palestras proferidas sobre temas agroecológicos: produção orgânica de café e leite e sistemas agroflorestais.

De acordo com o pesquisador Rogério Sebastião Corrêa da Costa está prevista a participação de mais duas Unidades da Embrapa: Gado de Leite (Juiz de Fora/MG) e Agrobiologia (Seropédica/RJ). Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e que serão apresentados têm o objetivo de valorizar e contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Especialistas da Embrapa Rondônia das áreas de café, florestas, sistemas agroflorestais, pecuária, hortaliças, plantas medicinais e sociologia desenvolvem projetos em comunidades agrícolas onde a mão de obra familiar é o principal meio para se garantir a sobrevivência dessas pessoas.

Conheça algumas das tecnologias - Um exemplo são os sistemas agroflorestais, cultivo em uma mesma área de espécies florestais com plantas comerciais, como o café consorciado com seringueiras. "O produtor colhe o café, tem uma renda extra com a venda de látex, e ainda garante a conservação do solo e do meio ambiente", explica o pesquisador da Área de Manejo de Solos da Empresa, Francisco das Chagas Leônidas. Na mesma vertente, tecnologias para se produzir alimentos de forma orgânica têm despertado o interesse de agricultores familiares. O diferencial é a valorização do produto, o baixo investimento com insumos e o abandono de produtos químicos.

Em Porto Velho, no Campo Experimental da Empresa, o pesquisador João Paulo Guimarães Soares mantém há dois anos uma fazenda modelo, onde são produzidos mais de 180 litros de leite por dia sem a utilização de nenhum produto químico. Para o controle de carrapatos, por exemplo, é utilizada uma planta de origem asiática que se chama "nim". Do seu extrato, são feitas pulverizações nos animais que previnem as infestações. "Nossa tentativa é estimular a agricultura familiar e agregar valor aos produtos", explica Soares. O projeto "Produção Orgânica de Leite" está sendo financiado com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes).

Já no município de Machadinho d'Oeste, localizado a aproximadamente 350 quilômetros da capital, o pesquisador Francisco das Chagas Leônidas, da Embrapa Rondônia, desenvolve desde 2000 um experimento com café conduzido de maneira orgânica. A cultivar conilon, do tipo Robusta, utilizada em cafés do tipo solúvel, é plantada em uma área experimental livre de resíduos químicos, isenta de fertilizantes ou outros tipos de tratamento. O controle de pragas e doenças é feito por métodos preventivos, como extratos de pimenta e cauda de fumo, que agem com propriedades fitossanitárias. Os solos foram corrigidos com calcário de rocha moída e leguminosas foram plantadas para fixar o nitrogênio e produzirem biomassa, protegendo a área e controlando plantas invasoras.    

Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo correio eletrônico sac@cpafro.embrapa.br.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/