01/05/04 |

Embrapa lança nectar de açaí inédito em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O açaí tornou-se conhecido e admirado em todo o Brasil pela cor e sabor exótico, pela qualidade nutritiva e altamente energética. Seja na forma de bebida, iogurte, sorvetes ou em combinações com guaraná em pó, granola, farinha de tapioca e sagus, ele conquistou definitivamente as lanchonetes, academias e lares dos grandes centros brasileiros. E o que já era bom, agora vai ficar melhor. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, elaborou uma composição de açaí com frutas tropicais da região amazônica que aumenta o tempo de prateleira da bebida para até 90 dias em temperatura ambiente. A mistura, batizada de néctar de açaí, mantém inalterados o sabor, a textura e a qualidade nutritiva, sensorial e microbiológica graças à combinação de componentes naturais e métodos de processamento.

O néctar de açaí é uma alternativa ao problema de mudança de sabor, textura e cor comum no açaí in natura, a partir do terceiro dia de consumo, mesmo estando em condições adequadas de refrigeração. A mistura foi testada entre consumidores de várias regiões do país e obteve grandes índices de aceitação. A tecnologia oferece grande potencial econômico para as agroindústrias processadoras do açaí por agregar valor ao produto e atender as demandas de um mercado consumidor em expansão.

Essa novidade e ainda outras relacionadas à fruta, como o evidencializador de placa bacteriana à base de açaí e novas cultivares do produto, poderão ser conferidas durante o Ciência para a Vida 2004, que será realizado de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto.

O evento é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Embrapa e tem como principal objetivo mostrar para o público urbano os mais recentes resultados da pesquisa agropecuária e como eles melhoram a qualidade dos alimentos e da vida da população brasileira. A exposição reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. É gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas.

Jornalista: Flávia Bessa e Ruth Rendeiro Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 E-mail: fernando.taroco@embrapa.br / rose.azevedo@embrapa.br  Técnicos poderão conceder entrevistas sobre o assunto no estande da Embrapa Amazônia Oriental durante o Ciência para a Vida 2004.  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/