01/05/04 |

Desenvolvimento regional sustentável é tema de palestra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Como parte da programação do Ciência para a Vida, IV Exposição de Tecnologia Agropecuária, a Fundação Banco do Brasil realizou, hoje (17/05), na sede da Embrapa, palestra sobre desenvolvimento regional sustentável para os Chefes de Unidades Centrais e Descentralizadas. O Diretor-Presidente, Clayton Campanhola, apresentou o palestrante e ressaltou que o Ciência para a Vida é mega evento que oferece oportunidade de interação com a sociedade e de fortalecimento da Ciência & Tecnologia. "Imbuídos desse espírito, estamos aqui reunidos, e também para buscar melhor conhecimento entre os dirigentes da Embrapa, para que haja constante harmonia das ações", completou.

O chefe de divisão de análise de projeto da Fundação Banco do Brasil, Marco Aurélio Queiroz, falou sobre o desafio de implementar estratégia de atuação para impulsionar o desenvolvimento sustentável em todas as regiões brasileiras, o que significar dizer um desenvolvimento viável economicamente, socialmente justo e ambientalmente correto. "Atingido o equilíbrio econômico-financeiro, os executivos do Banco do Brasil começaram a perceber a necessidade de contribuir efetivamente para um Brasil de inclusão social, mais oportunidades para todos.

Dentro da nossa Empresa, foi formado Grupo de Trabalho para estruturar e gerenciar estratégia institucional que envolvesse todos os participantes do processo", lembrou. Marco Aurélio disse que a Embrapa foi logo reconhecida como grande parceira pelo excelente trabalho técnico e papel social desenvolvido em pesquisa agropecuária. "Nesse quesito, fizemos trabalho de identificação de cadeias produtivas e do estágio das atividades desenvolvidas, levando em conta a realidade local de cada comunidade para promover ações específicas e em conjunto com os parceiros. A união participativa e integrada de todos, na sua área de competência, é o grande diferencial, tanto na identificação do potencial de crescimento sustentável das comunidades, como na efetivação do trabalho de desenvolvimento regional", explicou.

Como exemplo de sucesso, Marco Aurélio citou as minifábricas de processamento de castanha de caju, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical e escolhida pela Fundação Banco do Brasil para iniciar o Projeto Franquia Social, que está revolucionando a cadeia produtiva do agronegócio caju.

"As minifábricas estão sendo utilizadas como instrumento para inserir pequenos produtores rurais do Nordeste no concorrido mercado externo de amêndoas e agregar alta produtividade e qualidade às amêndoas. Antes, os pequenos produtores exerciam o papel de fornecedores de castanha in natura para as grandes indústrias. Com a introdução das minifábricas, as pequenas comunidades beneficiam suas próprias castanhas e ainda adquirem matéria-prima dos pomares vizinhos", informou. Atualmente, com a ajuda da Embrapa, estão sendo formadas associações de minifábricas visando aumentar a produção, a oferta e a comercialização de amêndoas para os Estados Unidos.

O Ciência para a Vida 2004 é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Embrapa e tem como principal objetivo aproximar o público urbano dos resultados da pesquisa agropecuária, mostrando como o trabalho de institutos de pesquisa melhoraram a qualidade dos alimentos e da vida da população brasileira. O evento reúne as 40 Unidades da Embrapa e empresas parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. A exposição é gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto

Mais informações: Flávia Bessa - 4469/014/041 - DF Assessoria de Comunicação Social - ACS Contatos: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 - falvia.bessa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/