01/06/04 |

Xisto: Petrobrás e Embrapa assinam protocolo no Paraná

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dia 29 de junho, a Petrobrás e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assinaram no Paraná um Protocolo de Intenções para a realização de trabalhos em conjunto, visando o desenvolvimento e a promoção de estudos para a utilização da rocha de xisto na agricultura. A Embrapa Clima Temperado, sediada em Pelotas, RS, terá participação estratégica em tais pesquisas.

A assinatura do Protocolo teve a presença do presidente da Petrobrás, Luiz Eduardo Dutra, e do diretor da Embrapa Gustavo Chianca. O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, João Calos Costa Gomes, assinou o documento na condição de testemunha. O ato teve lugar em São Mateus do Sul, município localizado quase na fronteira com Santa Catarina, a pouco mais de 100 km da Grande Curitiba.

O Brasil possui uma das maiores reservas de rocha de xisto do mundo, sendo que a Petrobrás, através de sua Unidade de Industrialização do Xisto, localizada em São Mateus do Sul, detém tecnologias para a extração de combustíveis da rocha. O aproveitamento agronômico desse material, após o processo de industrialização, será o foco central dos trabalhos de pesquisa a serem realizados. O projeto prevê ações que vão desde a caracterização das paisagens de ocorrência do xisto até a condução de estudos que avaliem sua utilização e manejo em agroecossistemas.

O projeto será coordenado pela Embrapa Clima Temperado e tem seu início previsto para o mês de julho deste ano, com ações a serem desenvolvidas no Centro de Pesquisa da Embrapa e em São Mateus do Sul. Existe uma grande expectativa na utilização deste material, como forma de potencializar a produção agroecológica de alimentos, devido à concentração de macro e micronutrientes com potencial de uso na agropecuária.

Sady M.Sapper - MTb RS 5376 Embrapa Clima Temperado Contatos: (53)275-8113 - sadi@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/