01/07/04 |

Frio e chuva trazem prejuízos aos cafeicultores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O frio e as chuvas de outono trouxeram prejuízos aos cafeicultores da região Sudeste. A alta umidade contribuiu muito para o aumento da incidência de doenças na época de maturação, de colheita e pós-colheita. As oscilações de temperatura do ar verificadas no período de janeiro a abril não comprometeram as lavouras cafeeiras. Entretanto, as baixas temperaturas verificadas a partir do mês de maio, associadas à alta umidade relativa do ar, atrasaram a fase de maturação dos frutos e o início da colheita em muitas regiões. É o que explica a pesquisadora Elza Jacqueline Leite Meireles, da Embrapa Café, que coordena o Boletim Meteorológico do Café, editado mensalmente e que pode ser acessado pela Internet no endereço http://www.embrapa.br/cafe/consorcio/boletim/index.htm

As baixas temperaturas ocasionaram aumento da incidência da ferrugem, da cercosporiose, e provocaram surtos de Phoma e de Colletotrichum, agente causador da antracnose. Nas áreas produtoras de cafés finos, especialmente da região Mogiana de São Paulo e Sul de Minas o surto deste fungo nos frutos poderão prejudicar a qualidade do produto e da bebida - alerta Jacqueline. Segundo ela, a mesma situação, isto é, a ocorrência de chuvas e as baixas temperaturas, repetiram-se nos meses de junho e julho, atrasando a colheita e prejudicando o processo de secagem dos frutos.

Segundo técnicos da Cooperativa Cooxupé, em Minas Gerais, cerca de 80% dos cafés entregues pelos cooperados no mês de junho, apresentaram qualidade inferior e alta incidência de grãos verdes, em virtude do clima. Os excessos de chuva e de umidade favorecem a fermentação, e café fermentado é sinônimo de perda de qualidade.

O boletim foi feito em parceria com os pesquisadores Marcelo Bento Paes de Camargo, Joel Irineu Fahl, Roberto Antônio Thomaziello, José Ricardo Macedo Pezzopane e Ludmila Bardin, do IAC, instituição integrante do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e com Antônio de Pádua Nacif, gerente geral da Embrapa Café, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Sandra Zambudio – MTb 931/80/PR Embrapa Café Contatos: (61) 448-4551 - sandra.zambudio@embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/