01/07/04 |

Embrapa Rondônia revela oportunidades de negócios na Feira do Empreendedor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Oportunidades reveladas por pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão sendo apresentadas na Feira do Empreendedor, evento realizado pelo Sebrae e Governo de Rondônia em Porto Velho entre os dias 08 e 11 de julho. A industrialização de produtos que se constituem em matérias-primas das pesquisas desenvolvidas pela empresa, como o café, a soja, o leite e as frutas, são alguns dos diferenciais do estande montado pela Embrapa Rondônia. O objetivo do evento, segundo os organizadores, é possibilitar a geração de novas empresas, através da exposição de oportunidades de negócios e do repasse de informações sobre as questões empresariais. Portais englobam grandes áreas do empreendedorismo, como tecnologia, artesanato, oportunidades, máquinas e equipamentos e agronegócio.

"A Embrapa Rondônia expõe tecnologias que podem ser industrializadas por empresários. Um exemplo é a soja frita, preparada em caráter experimental por nossa equipe utilizando variedades adaptadas para Rondônia. O produto se constitui em um excelente aperitivo", explica o gerente geral da empresa, Newton de Lucena Costa. Outra tecnologia apresentada é o suplemento mineral da Embrapa, desenvolvido pela Unidade de Rondônia em parceria com a Gado de Corte (Campo Grande-MS). "Estamos apresentando quatro formulações de sal mineral, indicados para as diversas exigências dos pecuaristas e de fertilidade do solo de Rondônia", explica Lucena.

Pesquisas – Variedades de banana que se revelaram resistentes ao ataque do fungo da sigatoka negra, doença que vem devastando os bananais da Amazônia e que já foi identificada no Paraná, também estão sendo apresentados. Destacam-se, segundo o pesquisador da Área de Fruticultura Adriano Stephan Nascente, as variedades FHIA 01, 18, 21 e Thap Maeo. "Em Unidades de Observação implantadas há mais de dois anos na Embrapa Rondônia, essas variedades não apresentaram incidência da doença", diz. Cultivares de soja, milho e arroz indicados para o Estado, com altos índices de produção e produtividade, também compõem o estande, além de cultivares de café conilon (do tipo robusta, utilizado em cafés solúveis), arábica e arranjos feitos com frutas analisadas por pesquisadores da Unidade, como a banana, o abacaxi e o maracujá.

Equipamentos utilizados em análises de solos no laboratório da Embrapa Rondônia, que obteve a terceira classificação no ranking nacional do Programa de Análise Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF, coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), que reúne 106 laboratórios que utilizam a metodologia Embrapa de Análise de Solos, estão sendo expostos. De acordo com o gerente geral, Newton de Lucena, a idéia é transmitir aos visitantes a credibilidade oferecida pelo serviço, que detém conceito "A" no desempenho com clientes externos. O laboratório tem capacidade de realizar até 200 análises por mês. A equipe de laboratoristas atende clientes de todo o estado de Rondônia e sul do Amazonas.

Na vertente agroecológica, o destaque é o projeto "Produção Orgânica de Leite", de autoria do pesquisador João Paulo Guimarães Soares. A utilização de adubação orgânica (esterco de curral, biofertilizantes e húmus), o tratamento de enfermidades dos animais com medicamentos fitoterápicos, homeopáticos e de controle biológico (a planta "Nim" tem eficiência em ectoparasitas, como carrapatos; besouros "rola-bosta" são utilizados no combate à mosca-dos-chifres e larvas de vermes intestinais) são algumas das diretrizes da modalidade. "A produção orgânica é uma alternativa para a otimização da agropecuária nas modalidades de agricultura familiar praticadas no Estado", explica.

Serviço – A Feira do Empreendedor está sendo realizada no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene). Além das tecnologias que estão sendo expostas pela Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pesquisadores da empresa irão oferecer cursos sobre sanidade animal, manejo de pastagens e produção orgânica de leite, com palestras realizadas no local do evento e dias de campo ministrados no Campo Experimental em Porto Velho na próxima sexta-feira, 09. Mais informações sobre a Feira do empreendedor podem ser obtidas pelo telefone (69) 217-4346. A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou R$ 2.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contato: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/