01/07/04 |

Embrapa Rondônia: 29 anos de pesquisa para o desenvolvimento rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

  Os 29 anos de atuação da Embrapa Rondônia (Porto Velho - RO), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária a, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram apresentados pelo Chefe-Geral da Unidade, Newton de Lucena Costa, a parlamentares, diretores de órgãos e instituições dos governos federal, estadual e municipal na última sexta-feira, 09. Uma cerimônia no auditório da empresa reuniu formadores de opinião dos agronegócios empresarial e familiar de Rondônia e funcionários, onde exposições sobre a importância da Embrapa Rondônia no contexto de desenvolvimento do Estado foram realizadas.

A empresa comemorou seus 29 anos no último sábado, 10. Para o deputado federal Anselmo de Jesus Abreu (PT-RO), a credibilidade e a importância das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa devem ser reconhecidas. "Estive presente nas comemorações dos 31 anos da Embrapa em Brasília e fiz questão de comparecer às solenidades comemorativas dos 29 anos da Unidade de Rondônia", disse o deputado. "A Embrapa é uma das grandes responsáveis pelo sucesso do agronegócio empresarial e familiar em todo o país e merece reconhecimento", frisou o deputado.

O deputado estadual e representante da Assembléia Legislativa de Rondônia, Chico Paraíba (PMDB), também destacou os trabalhos realizados nos 29 anos, relacionando-os com o desenvolvimento do Estado. "Não podemos analisar a evolução do agronegócio em Rondônia sem citar a participação da Embrapa", enfatizou. Roberto Rodriguez Suarez, gerente do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), reforçou a necessidade de integração entre os diversos órgãos e autarquias no Estado, contribuindo para a manutenção da biodiversidade na Amazônia.

"Devemos conciliar pesquisa e desenvolvimento, com foco na sustentabilidade ambiental. Nesse ponto, a atuação da Embrapa é importantíssima, já que oferece subsídios para a tomada de decisões", apresentou Suarez. O representante do superintendente da Ceplac, Caio Márcio Almeida, deu ênfase ao mesmo aspecto, reconhecendo as pesquisas desenvolvidas.

Para Cledmar Carneiro, representante do secretário-executivo da Emater-RO, Sorrival de Lima, recordes de produção e produtividade alcançados hoje pelo Estado em diversas culturas e atividades, como o avanço da soja, por exemplo, são mérito dos trabalhos da Embrapa Rondônia. "O Estado é reconhecido pela importância da agropecuária. Devemos trabalhar juntos, aliando conhecimento à extensão rural", explica.

Também estiveram presentes na cerimônia o superintendente regional do Incra-RO, Olavo Nienow, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Chico Padre, o representante da Delegacia Federal da Agricultura, João Januário Fagundes Filho, o representante da OAB Rondônia, Rui Motta, e o gerente do Banco do Brasil, Evando Ferreira Ribeiro, além de oficiais do Exército Brasileiro e assessores de parlamentares.

Pesquisas são apresentadas - O Chefe-Geral da Embrapa Rondônia, Newton de Lucena Costa, apresentou os principais trabalhos realizados pela empresa nos últimos 29 anos. Segundo ele, é motivo de orgulho descrever os resultados de pesquisa aos funcionários e convidados, "trabalhos responsáveis pela primeira posição da Embrapa Rondônia entre as seis Unidades da região Norte do Brasil". "Pelo terceiro ano consecutivo alcançamos o primeiro lugar. No ranking nacional, entre 37 Unidades da Embrapa, obtivemos a 11ª colocação, subindo uma posição em relação a 2002. Mesmo com todas as dificuldades, temos muito o que comemorar", disse Lucena.

Foram apresentados aos convidados as principais linhas de pesquisa da empresa e suas contribuições em recordes de produção e produtividade alcançados em Rondônia. Um exemplo é a soja, cultura trabalhada por pesquisadores da Unidade no Campo Experimental de Vilhena (sul do Estado). Na última safra foi registrada a marca de 3.125 kg produzidos em um hectare, superando a produtividade de estados tradicionais no cultivo, como o Paraná. A preocupação ambiental também foi destacada pelo gerente. "O desenvolvimento de projetos fundamentados em sistemas agroflorestais e nos modelos orgânicos de produção são prova de que é possível incentivar o desenvolvimento da agropecuária em Rondônia com foco na preservação do meio ambiente", apresentou o gerente.

Após as palestras, um coffee break com produtos típicos da Amazônia – como o suco de cupuaçu e araçá boi – foi servido aos convidados, que receberam kits montados com publicações que revelam os principais trabalhos dos últimos 29 anos, pelo café de Rondônia, produzido pela Embrapa Rondônia em parceria com o grupo Urupá, e pelo Balanço Social 2003, produzido pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os convidados conheceram o Campo Experimental em Porto Velho e algumas tecnologias desenvolvidas, como a produção orgânica de leite, a recuperação de áreas degradadas e a vitrine tecnológica foram apresentadas.

Encerrando a visita foi servido um almoço que teve como prato principal o "porco light", desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC) e doado à Embrapa Rondônia por um criador do Estado que preferiu não se identificar. Atividades institucionais, como sorteio de brindes e torneios de futebol, encerraram o dia festivo.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 225-9387 - gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/