01/07/04 |

Especialistas da Zootecnia proferem palestras na 41ª Reunião da SBZ

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As mais recentes pesquisas da Zootecnia serão apresentadas durante o maior evento nacional de disseminação de conhecimento em ciência animal, a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), que acontece de 19 a 22 de julho na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). Mais de 1.700 profissionais devem participar da Reunião.

No total, são 61 palestras que compreendem, praticamente, todos os aspectos da produção animal no País. De acordo com o coordenador dos Simpósios, o pesquisador Sérgio Raposo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os debates abordam desde a transferência de tecnologia e as cadeias do agronegócio até a produção orgânica de alimentos e a agricultura familiar.

Algumas discussões, em especial, devem chamar atenção do público por serem conduzidas por conceituados especialistas da Zootecnia, como a palestra "Avanços na biotecnologia da reprodução", ministrada, na terça-feira, (20) pelo pesquisador da Embrapa Rodolfo Rumpf, pioneiro na clonagem de animais no Brasil. Ele liderou os projetos que geraram Vitória e as bezerras Lenda e Vitoriosa (clone do clone) da Embrapa. Vitória foi o primeiro clone da toda a América Latina, nascida em 2001. O coordenador do projeto "Genoma Bovino", que tem o objetivo de mapear todos os genes de gado em menos de dois anos, Luiz Lehman Coutinho, aborda, no mesmo dia, "A importância do conhecimento do genoma para a produção de ruminantes".

No dia 21, o professor da Esalq/USP, Dante Pazzanese Lanna, ministra a palestra "Exigências nutricionais e melhoramento genético para eficiência alimentar: experiências e lições para um projeto nacional", na qual traz uma proposta inovadora para conseguir avanços por meio da seleção para eficiência animal. Ele estima que a adoção da tecnologia de seleção para Consumo Alimentar Residual (CAR), representaria diretamente aos produtores um ganho de R$ 320 milhões por ano, sem contar, o impacto ao ambiente e outros benefícios indiretos.Também nesse dia, no simpósio de Ruminantes, o pesquisador da Cornell University, Luis Orlindo Tedeschi, brasileiro que desenvolve suas pesquisas junto ao idealizador do "Sistema de Cornell" ou "CNCPS", Danny Fox, discute o aumento de eficiência do uso de alimentos na produção de ruminantes e conseqüente redução dos impactos ao ambiente.

No simpósio de Segurança Alimentar, tema específico da Reunião, no dia 22, a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO), Maira Halfen T. Liberal, profere a palestra "Recursos genéticos de microorganismos: Importância no agronegócio e na segurança alimentar". Em sua apresentação, Maira alerta para a importância estratégica da manutenção de bancos de germoplasma para o país.

A relevância da segurança alimentar também envolve o acesso ao mercado externo e as oportunidades e desafios deste para as várias cadeias produtivas de origem animal. O tema será abordado na palestra "Mercado internacional de produtos de origem animal", proferida pelo presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais (FAEMG) e da Comissão Nacional de Comércio Exterior da CNA, Gilman Viana Rodrigues, na terça-feira (20).

Gisele Rosso (DRT 3091/PR) Embrapa Gado de Corte Contatos: (67) 368-2142 - girosso@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/