01/07/04 |

Embrapa vai apoiar o desenvolvimento dos países de Língua Portuguesa e do Gabão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Diretor-Presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, vai acompanhar o Presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, na reunião dos Chefes de Estado dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai acontecer nos dias 26 a 27 de julho, na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Entre os dias 28 e 29, a Comitiva Presidencial vai estar no Gabão e no Cabo Verde.

No Gabão, serão discutidas ações de cooperação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está prevista a assinatura de protocolo de intenções para desenvolvimento de projeto de cooperação na área de produção e processamento de mandioca, com participação direta da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas -BA).

A expectativa é de que o projeto, a ser iniciado no próximo ano, conte com um volume considerável de recursos financeiros e seja submetido a fonte de financiamento internacional, a ser definida, adiantou o supervisor de cooperação internacional da Embrapa, Sotto Pacheco Costa.

A pauta a ser tratada em Cabo Verde é a missão conjunta de cooperação técnica da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Embrapa, programamda para início de setembro e que prevê a prospecção e identificação de demandas agrícolas daquele país.

Na reunião da CPLP em São Tomé e Príncipe, serão discutidas as políticas e ações direcionadas aos Estados-Membros. Em São Tomé e Príncipe, a Embrapa e o Centro de Investigação Agronômica e Tecnológica (CIAT) darão início às ações de cooperação previstas em Ajuste Complementar para execução do projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Área Agrícola, assinado em novembro do ano passado.

A CPLP - formada pelo Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, República Democrática de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Bissau e Timor Leste - é o principal instrumento de apoio e integração aos países de Língua Portuguesa.

Segundo Sotto, o Brasil tem participação atuante na Comunidade, principalmente na área agrícola, base da economia dos países integrantes. No âmbito da política externa do Governo Brasileiro, a Embrapa tem sido convocada, em caráter prioritário, para apoiar o desenvolvimento agrícola dos demais países da CPLP, a partir da transferência de tecnologias adaptáveis na área de agricultura tropical e treinamento de técnicos dos oito países da comunidade no Brasil, completou.

Flávia Bessa - 4469/014/041 - DF Assessoria de Comunicação Social - ACS Contatos: (61) 448-4039 - flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/