01/08/04 |

Tecnologias da Embrapa Algodão na Amazontech 2004

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Novos rumos para a Ciência, Tecnologia e Negócios Sustentáveis" é o tema da Amazontech 2004, que começou hoje e acontece até 21 de agosto em Cuiabá (MT). O evento, uma iniciativa do SEBRAE e da Embrapa, é um projeto empresarial de ampliação de oportunidades de negócios sustentáveis com dimensões tecnológicas, educacionais, científicas, políticas e sociais. Vai reunir no Centro de Eventos do Pantanal - um espaço de 14 hectares, cercado por uma reserva ecológica de mata ciliar, em Cuiabá - cinco conferências, 17 fóruns, 44 palestras, seis mesas redondas, 22 cursos, 20 oficinas, três rodadas de negócios, uma rodada de projeto, uma feira, uma vitrine viva e nove eventos institucionais, além de eventos culturais.

A Embrapa Algodão unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - terá uma participação significativa no evento, com a apresentação das cultivares e sistemas de produção de algodão colorido, algodão branco para o cerrado, amendoim, gergelim, mamona e sisal.

O principal produto trabalhado pelo centro de pesquisa, o algodão, será representado pelas variedades brancas especialmente desenvolvidas para o cerrado e pelas cultivares coloridas. De alta produtividade e rendimento, resistência múltipla a doenças, elevada resistência de fibras e adaptação à colheita mecânica, o algodão branco da Embrapa representa cerca de 50% da fibra produzida no país.

Já o algodão colorido, de boa qualidade têxtil, valor agregado e ecologicamente correto tem se consolidado no mercado com crescente demanda internacional. As variedades BRS Verde e BRS Marrom poderão ser vistas na vitrine tecnológica da Embrapa, que contará também com algodão branco e produtos de outros centros de pesquisa da estatal, como forrageiras, milho, soja e hortaliças, além de gado bovino e pequenos animais.

Versatilidade na indústria e resistência à seca são características comumente atribuídas à mamona, mas sua eficácia como matéria-prima na produção do biodiesel e a busca por combustíveis alternativos ao petróleo têm gerado uma grande demanda por esta cultura. A Embrapa Algodão – que possui duas cultivares de mamona – estará também divulgando no evento o I Congresso Brasileiro de Mamona - Energia e Sustentabilidade, que acontece em Campina Grande (PB) de 23 a 26 de novembro deste ano (maiores informações: www.cnpa.embrapa.br/cbm).

Os benefícios alcançados com o projeto Massabielle também serão mostrados na Amazontech 2004. O projeto, implantado pela Embrapa Algodão e parceiros no distrito de Massabielle, em Esperança (PB), está revertendo a situação de miséria e desemprego dos agricultores locais por meio da capacitação para o artesanato com sisal e do consórcio da fibra com feijão, milho, algodão, palma forrageira, leucena e capim buffel.

Por fim, no âmbito da segurança alimentar, as pesquisas que resultaram no desenvolvimento de cultivares de amendoim e gergelim mais produtivas e nutritivas serão apresentadas aos visitantes do evento. E para os interessados em aprender como tirar o melhor proveito nutricional destes produtos, a Embrapa Algodão oferecerá ainda um curso de culinária em amendoim e gergelim.

Catarina Donda - CONRERP/5a 1484 e Amanda Sampaio Embrapa algodão Contato: (83) 315-4370 / 4300 - catarina@cnpa.embrapa.br

Elizabete Antunes (MTb 744/DF) Assessoria de Comunicação da Embrapa Contatos: (61) 9965-2212 - bete@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/