01/08/04 |

Projetos de inclusão social da Embrapa são destaques em programa de TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Educação Rural será o tema abordado no programa Alagoas Rural do próximo domingo (29/08), às 6 horas. Serão apresentados três projetos que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem desenvolvendo para levar suas tecnologias até os agricultores familiares do Semi-Árido nordestino.

O técnico da Área de Marketing, José Carlos Caíres, da Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo/AL/ Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), apresentará os projetos: Prosa Rural, Minibibliotecas do Semi-Árido nordestino e Escola Digital Integrada na Educação da Família Rural.

Segundo Caíres, o projeto Minibibliotecas do Semi-Árido tem o objetivo de levar aos pequenos produtores e as suas famílias as tecnologias geradas e/ou adaptadas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa, compatíveis com a realidade agrícola do Semi-Árido.

"Para facilitar o entendimentos da tecnologias disponibilizadas, a Embrapa está elaborando um conjunto de cartilhas, sendo que cada cartilha abordará o cultivo de uma espécie de planta ou a criação de uma espécie de animal. Serão 205 minibibliotecas no total, contando com um acervo de 100 títulos de publicações impressas, e de 37 títulos de vídeos. Cada minibiblioteca receberá dois exemplares de cada publicação impressa e um de cada vídeo", concluiu Caires.

Em Alagoas, serão implantadas 16 minibibliotecas em escolas do Semi-Árido, sendo que a escolha das escolas atendeu a um conjunto de critérios. Foram selecionados os 18 municípios participantes do projeto Adaptação e Transferência de Tecnologia para Agricultores Familiares, da Embrapa, bem como o primeiro grupo de municípios atendidos pelo Programa fome Zero.

A finalidade do projeto Escola Digital Integrada na Educação Rural é construir um modelo de inclusão social a partir de uma inclusão tecnológica, baseada na mediação da informação necessária ao homem do campo. Mediação essa compreendida em sua relação mais estreita com o acesso à disseminação, transferência e transformação da informação em conhecimentos.

Caires destacou, ainda, o papel fundamental da articulação interinstitucional de identificar parcerias, demandas locais e ações em andamento, conduzidas tanto no âmbito governamental quanto no não-governamental, a fim de harmonizar essa iniciativa visando ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Outro destaque das ações da Embrapa no processo de inclusão social foi o Prosa Rural, programa de rádio produzido pela Embrapa Informação Tecnológica e patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como parte do Programa Fome Zero do Governo Federal.

O Prosa rural é voltado para os jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido nordestino. Em 2004, serão apresentados 48 temas. Com uma linguagem simples, clara e acessível, os programas falam sobre pesquisas já concluídas e que podem ser usadas pelo pequeno produtor rural no seu dia-a-dia. O Prosa Rural é distribuído, sem ônus, para as rádios de todo o Nordeste, semanalmente.

José Carlos Caíres Embrapa Tabuleiros Costeiros/UEP Rio Largo Contatos: (82) 261-1322 - caires@cpatc.embrapa.br

Sayonara Marinho MTb-SE 895 Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: (79)2261344 - sayonara@cpatc.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/