01/08/04 |

Técnicos do Idam buscam exemplo da pecuária acreana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM) destacou 15 técnicos para vir ao Acre conhecer as tecnologias empregadas por produtores que estão gerando resultados positivos na recuperação de pastagens, aumento de produtividade na pecuária de leite e corte e redução do volume anual de queimadas. Os técnicos participarão de um curso organizado pela Embrapa Acre ( Rio Branco – AC) que acontecerá de 9 a 13 de agosto na sede da unidade e em fazendas da região.

Durante o curso, os técnicos tomarão ciência das estratégias de difusão de tecnologias alternativas ao uso do fogo; as vantagens do consórcio de pastagens; métodos para recuperação e renovação de pastos; emprego de cerca elétrica para divisão de pastagens; e melhoramento genético do gado. As fazendas modelo a serem visitadas são: Fazenda 2B (Acrelândia), Fazenda Quaxupé (Transacreana) e Itaituba (Sena Madureira).

Hoje, com o emprego do pacote tecnológico sugerido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é possível chegar a taxas de lotação de até 3 cabeças por hectare. Há 30 anos, a taxa era de apenas 0,5 cabeça/hectare. A outra vantagem do sistema é que as tecnologias são acessíveis a pequenos, médios e grandes produtores, o que contribui para reduzir a pressão por novas áreas de desmatamento. O Amazonas está de olho nesses resultados.

Outras informações: Carlos Maurício de Andrade - Pesquisador Embrapa Acre Contatos: (68) 212 3237 - mauricio@cpafac.embrapa.br

Soraya Pereira - Jornalista Embrapa Acre Fone: (68) 212 3274. soraya@cpafac.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/