01/08/04 |

Pesquisa muda com Genoma Café, afirma o líder do projeto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"O sequenciamento do genoma do cafeeiro terá entre suas consequências, uma mudança na maneira de se fazer pesquisa no Brasil". A afirmação é do líder do projeto Genoma Café, pesquisador Luis Vieira, do Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, durante visita aos laboratórios e à plataforma Genômica da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde foi feito o sequenciamento, e para quem o projeto mostrou que já não há mais lugar para o isolacionismo na pesquisa. "A conjuntura atual impõe a cooperação, a união de esforços e a interação das competências. Isso barateia os custos e mostra que não há necessidade de se ter todos os recursos em um só lugar ", complementa Luis Vieira.

Segundo o líder do Genoma Café, o sucesso do projeto proporcionará também uma redução considerável na duração dos trabalhos de melhoramento genético do café uma vez que os melhoristas terão à sua disposição um banco de dados de acesso imediato e gratuito. Isso permite afirmar que em breve teremos novas cultivares de café resistente a diversos tipos de estresse e pragas, cafés com maiores teores de açúcares e cafés cujo valor nutracêutico poderá ser potencializado. Tudo isso e mais as possibilidades que se abrem com a transgenia.

Afinal, observa Luis Vieira, o café é uma planta de base genética bastante estreita e o conhecimento do seu genoma nos permite trabalhar com maior independência da busca de germoplasma exótico, uma vez que os dados de Coffea são intercambiáveis com os de Canephora.

Concluindo, Vieira aponta como um dos grandes benefícios do Genoma Café, o aspecto da sua disponibilização livre e gratuita, que certamente não o seria caso o sequenciamento fosse feito por uma empresa privada. Luis Vieira arremata desejando que em face dessa nova ferramenta, novos talentos possam ser atraídos para a pesquisa e desenvolvimento do café, que continua sendo um dos principais produtos da nossa pauta de exportações e de consumo interno. Mais informações: http://www.cenargen.embrapa.br/noticias/noticias.html

Embrapa Café - 448-4378 Paulo Euler Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Contatos: (61) 448- 4769 - peuler@cenargen.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/