01/10/04 |

Atendendo as escolas, Embrapa faz palestras sobre transgênicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Atendendo uma demanda da escolas diante do interesse dos estudantes pelos transgênicos, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourado – MS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuáruria, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove palestras sobre esse tema controvertido e gerador de muita polêmica. Essa é uma das atividades inseridas no programa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que prossegue até 22 de outubro. As palestras têm sido conduzidas pelo pesquisador Fernando de Assis Paiva, com PhD em Fitopatologia que tem mostrado o significado da transgenia, começando pela distinção entre biotecnologia e transgênicos, explicando que biotecnologia é um termo muito mais amplo.

"Se você trabalha com transgênicos, você está dentro da biotecnologia, mas você pode estar trabalhando com biotecnologia sem atuar com os transgênicos". Ele tem passado uma noção básica sobre DNA e RNA, e uma definição de transgênicos, um pouco de histórico e dos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa nessa linha de pesquisa. "Eu mostrei também para os estudantes que o transgênicos não se resumem à soja e nem a uma tecnologia para vender agrotóxicos, tem muito mais coisa envolvida".

Os questionamentos mais comuns, afirmou, se baseiam em boatos. "Hoje, por exemplo, foi me perguntado, se é verdade que se alguém comer a soja transgênica, corre mais risco de ter câncer (...) não há nenhum fundamento nisso, nunca se fez estudos que se comprovassem nenhum risco neste sentido".

O pesquisador disse que a comunidade estudantil precisa entender que deve haver uma desmitificação do tema; "como é uma novidade, sempre traz incertezas e como existem correntes ideologicamente ou politicamente contrários ou a favor, as discussões nem sempre são embasadas em conceitos técnicos. A idéia é mostrar que não é nada disso, é preciso sim ter controle para que não haja excessos, hoje, no Brasil, a questão dos transgênicos é mais jurídica e ideológica do que tecnológica". As palestras sobre esse tema continuam amanhã no período da manhã e à tarde.

Suelma Bonatto Embrapa Agropecuária Oeste Contatos: (67) 425-5122 - suelma@cpao.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/