22/08/05 |

Congresso Brasileiro de Algodão debaterá experiências com transgênicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Encontro em Salvador apresentará os avanços da biotecnologia em algodão no Brasil e fará comparativos com o manejo de pragas do algodoeiro em outros países, apresentando também os resultados econômicos, ecológicos e sociais obtidos na Austrália antes e depois do uso do algodão-Bt

Apostando que a melhoria da competitividade da cotonicultura brasileira virá da liberação do uso de sementes transgênicas nas lavouras comerciais, os produtores e todos os demais agentes do agronegócio têm no V Congresso Brasileiro de Algodão, que será realizado na próxima semana (de 29/08 a 1/09) no Centro de Convenções de Salvador (Bahia), a maior oportunidade de avaliar o atual estágio da biotecnologia em algodão no país e no mundo.

Para o coordenador da Comissão Científica do Congresso, Eleusio Curvelo Freire, pesquisador da Embrapa Algodão (Campina Grande – PI), os produtores brasileiros têm capacidade de, em pouco tempo, recuperar a situação de desvantagem em que se encontram em relação aos concorrentes, que já há alguns anos plantam algodão transgênico.

Mesmo dependendo da importação das sementes, a produção nacional desse tipo de pluma poderá representar 60% da safra 2007/2008. Por enquanto, dos oito tipos de algodão transgênico existentes no mundo, apenas um – o “Bollgard I” – foi liberado, e poderá responder por 10% da safra 2005/06. “Os outros tipos de algodão transgênico poderão entrar no mercado brasileiro em 2007, caso sejam liberados pela CTNBIO, mas as empresas de pesquisa só poderão comercializá-los daqui a três anos”, diz Eleusio Freire.

Tema de mesas-redondas e de salas especializadas, a questão do algodão transgênico, assim como o controle e o manejo de pragas do algodoeiro, serão abordados em seus mais variados aspectos durante os quatro dias do Congresso. O próprio Eleusio Freire coordenará uma mesa-redonda na terça-feira (30/08), que abordará desde o estágio atual da biotecnologia em algodão no Brasil até as ações regulatórias e a atuação da CTNBIO – que, conforme ressaltou o pesquisador, “continua inoperante, esperando regulamentação pelo governo”.

Também na terça-feira haverá uma apresentação do pesquisador David Murray, do Farming Systems Intitute, da Austrália, que fará uma comparação do controle de pragas do algodoeiro naquele país antes e depois do uso do algodão-Bt.

Marketing, máquinas, qualidade

Aberto a todos os profissionais que atuam no agronegócio, da produção à indústria têxtil, passando pelos fornecedores de máquinas e implementos, pesquisadores, estudantes e consultores, o V Congresso Brasileiro de Algodão vai abordar temas de interesse de toda a cadeia do algodão . “A programação é bastante eclética, e atenderá as várias faixas de públicos”, diz Eleusio Freire, ressaltando a grande presença de palestrantes internacionais.

O encontro contará com a presença, entre outros, de especialistas como Lloyd May, da Delta & Pine Land Co. dos Estados Unidos, que falará sobre “Fibra do Futuro”; de Thomas Reinhart, da empresa alemã Paul Reinhart AG, e de Thea Wilkins, da Universidade da Califórnia, que abordarão a questão da qualidade da fibra; e de J. Berrye Worsham e Carlos Valderamma, respectivamente da Cotton Inc. e da Internacional Cotton Advisory Comitee, dos Estados Unidos, que tratarão do marketing do algodão natural versus fibra sintética.

“Também teremos apresentações sobre novas máquinas para colheita e beneficiamento do algodão”, diz Eleusio Freire. Estarão presentes Jamie Flood, da John Deere; David Mrozinski, da Continental Eagle Corporation, e Ross D. Rutherford, da Lummus Corporation, todos dos Estados Unidos.

O evento, que tem como tema “Algodão, uma Fibra Natural”, é uma promoção da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) em conjunto com o Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com o governo da Bahia.

Serviço V Congresso Brasileiro de Algodão – http//www.cbalgodao.com.br De 29 de agosto a 1 de setembro de 2005 Centro de Convenções de Salvador - Bahia Inscrições e Informações: Win Central de Eventos Contato: Eduardo Buitron Telefone: (62) 241.3939 - cba@winproducoes.com.br

Marília Moreira (MTb 11.381) V Congresso Brasileiro de Algodão Fone: (13) 3382.1710 – tempocom@uol.com.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/