13/06/05 |

Embrapa e Fundação Banco do Brasil instalam fossas sépticas em assentamentos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma solução simples e barata – a Fossa Séptica Biodigestora - está promovendo o saneamento básico na zona rural. No assentamento Sítio Novo, no Núcleo Rural Sarandi (Planaltina - DF), cerca de 50 quilômetros de Brasília, 42 famílias já receberam o material necessário para a instalação das fossas. No dia 06 de junho  os presidentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Fundação Banco do Brasil, acompanhados de comitiva, visitaram o local.

A instituições a são parceiras neste empreendimento. A Fundação fornece toda a infra-estrutura (caixas de amianto, tubos de pvc e conexões), necessária para a montagem da fossa, enquanto a Embrapa ensina o passo a passo para a instalação do sistema.

O diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, ao verificar o funcionamento do sistema na casa de um dos assentados, ressaltou a contribuição da tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária para solucionar o problema de falta de saneamento no país. Na ocasião, sugeriu ao deputado federal Guilherme Menezes (PT-BA), que proponha uma emenda no Congresso destinando recursos para a disseminação da tecnologia. "Precisamos atingir mais gente e para isso precisamos de recursos para compra de material e para desenvolver programa de multiplicadores em que outros produtores serão treinados na implantação da tecnologia", afirmou Crestana.

O presidente do PT- DF, Wilmar Lacerda, destacou o compromisso da Embrapa e da Fundação Banco do Brasil com o pequeno produtor. A importância de promover soluções simples que beneficiem a atividade produtiva nos assentamentos foi realçada pelo presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena.

Além da instalação das fossas, a Fundação Banco do Brasil apoiou a implantação de um Telecentro no assentamento Sítio Novo, onde os moradores têm aulas de informática. A Embrapa Informação Tecnológica doou 49 publicações (Coleções Saber, Plantar, Série Educação e Cidadania) e 42 títulos de vídeos do programa Dia de Campo na TV para a minibiblioteca instalada no Telecentro.

Sistema de Fossa Séptica Biodigestora - O sistema consiste em desviar a tubulação do vasos sanitários para caixas de amianto, nos quais os coliformes fecais são transformados em adubo orgânico, pelo processo de biodigestão. Com isso, além do lençol freático não ser contaminado pela chamada fossa negra, comum na zona rural, ainda é possível se ter adubo orgânico de qualidade para ser usado nas plantações, preparo de viveiros, entre outros.

"A primeira função dessas fossas é promover o saneamento rural, a segunda fornecer adubo e a terceira gás", afirmou Antônio Pereira de Novaes, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos- SP). Além de idealizador da tecnologia, o pesquisador é responsável pelo treinamento dos assentados na montagem e instalação do equipamento.

A Fossa Séptica Biodigestora foi instalada pela primeira vez em 2001, em uma fazenda em Jaboticabal, interior de São Paulo. O adubo orgânico gerado foi usado com sucesso em pés de graviola e macadâmia, o que resultou  em economia de adubo químico de quase três mil reais por ano para o produtor.

A produção de adubo orgânico líquido, gerado ao término do processo de biodigestão do esgoto doméstico, é rico em macro e micronutrientes e pode ser utilizado para complementar a adubação de NPK na ordem de, aproximadamente, 4.200 kg por ano.

Além do assentamento Sítio Novo, o sistema de fossa séptica biodigestora foi instalado no assentamento Che Guevara, na Fazenda Buriti das Gamelas, em Cristalina - GO, com 81 famílias assentadas e na comunidade Mesquita, na Cidade Ocidental - GO, foram beneficiadas 74 famílias remanescentes dos quilombolas. Já foram instaladas mais de 100 fossas, principalmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A comitiva que visitou o assentamento Sítio Novo foi formada também pelo Chefe-Geral da Embrapa Cerrados (Planaltina- DF), Roberto Teixeira Alves, acompanhado  pela chefia da Unidade, do Chefe-Geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ladislau Martim Neto, do Chefe-Geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), Fernando Amaral e do assessor da diretoria da Embrapa Herbert Cavalcante Lima.

Liliane Castelões (MTb/RJ 16.613 Embrapa Cerrados Contato: (61) 388-9953 - liliane@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/