16/05/05 |

Embrapa vai demonstrar tecnologias de controle biológico em Recife

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia(Brasilia-DF)  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai promover uma exposição paralela ao 9º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), que será realizado no Mar Hotel, em Recife, PE, no período de 15 a 19 de maio.  O evento é realizado a cada dois anos e reúne especialistas e estudantes de diversas áreas do conhecimento relacionadas com o controle inteligente de insetos, de ervas daninhas e de doenças de plantas.

 O objetivo é estimular avanços tecnológicos para preservar a biodiversidade e a saúde humana, através da produção sustentável de alimentos saudáveis e do controle apropriado de insetos vetores de doenças.

Um dos destaques no estande da Embrapa será o inseticida biológico Bt-horus, lançado recentemente para controlar o mosquito transmissor da dengue e o borrachudo.  Ele foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia, a partir da bactéria Bacillus thuringiensis, específica para controlar insetos, que é amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo.  A principal vantagem é que, por ser um produto biológico, é inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente.

Será apresentado também o bioinseticida Sphaerus, resultante da mesma parceria, que foi lançado em 2004 para controlar o mosquito transmissor da malária e o mosquito urbano, que também é vetor de doenças, como a filariose.  Ele foi desenvolvido à base da bactéria Bacillus sphaericus, recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e já vem sendo amplamente comercializado para secretarias municipais e estaduais de saúde e agências de vigilância sanitária.  É um produto biológico e, por isso, não causa danos à saúde humana e ao meio ambiente, não polui, não deixa resíduos, não se acumula no meio ambiente, não afeta os outros insetos benéficos e pode ser facilmente associados a outros métodos de controle.

Manipulação do comportamento de insetos beneficia pesquisa

Outro destaque no estande da Embrapa serão as pesquisas com semioquímicos, ou feromônios, que são substâncias químicas produzidas por organismos que modificam o comportamento de outros seres vivos. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está desenvolvendo pesquisas com semioquímicos para controle de pragas e manipulação de comportamento de insetos benéficos.  O estudo destas substâncias, especialmente feromônios sexuais, tem aberto novas possibilidades para o manejo de pragas.

Hoje no mundo os feromônios constituem uma ferramenta importante no manejo de pragas. A sua utilização tem diminuído ou mesmo eliminado as aplicações de inseticidas reduzindo assim o nível de intoxicações pelos trabalhadores rurais e o teor de resíduos químicos nos produtos agrícolas e nos agroecossistemas.

 

Mais informações:Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Contatos: (61) 9220-5487, 448-4769 e 448-4770fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/