18/03/05 |

Prosa Rural tem programa sobre Milho Caatingueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O programa de rádio Prosa Rural vai apresentar nesta semana o Milho Caatingueiro para a região do Semi-Árido brasileiro, com informações da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Este programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A coordenação é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF).

A Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Milho e Sorgo desenvolveram o milho Caatingueiro, totalmente adaptado às condições do Semi-Árido nordestino, que pode chegar a produzir cinco toneladas por hectare. O lançamento oficial dessa nova variedade está previsto para abril de 2005.

O milho Caatingueiro tem um ciclo superprecoce. Após o plantio, ele precisa de apenas 90 dias para atingir a época de colheita. Essa superprecocidade é muito importante para assegurar uma boa produtividade em um curto período chuvoso com menos riscos de perda de safras, freqüentes no Semi-Árido. Se a distribuição das chuvas for regular, a safra já está garantida com 65 a 70 dias de plantio.

A expectativa é que essa variedade atenda às necessidades principalmente dos pequenos produtores familiares, uma vez que aproximadamente 75% das propriedades do Semi-Árido são caracterizadas como agricultura de subsistência. Atualmente, cerca de 1,5 milhão de hectares do Semi-Árido são cultivados com sementes de milho de baixa qualidade e ciclo tardio, geralmente adquiridas em feiras.

O Prosa Rural é semanal e tem duração de 15 minutos. Sua programação é voltada para os jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e região Norte do Brasil. São abordados temas ligados ao desenvolvimento do agronegócio da região, de forma clara e acessível, principalmente as pesquisas que têm alguma aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural.

O conteúdo é desenvolvido pelos Centros de Pesquisa da Embrapa que atuam  no Nordeste e Vale do Jequitinhonha, com apoio das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária. Além das pesquisas, o programa dedica espaço para a cultura regional, com apresentação de músicas e poesias. O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios comerciais e comunitárias. A programação completa de 2005 está disponível no endereço eletrônico www.sct.embrpa.br/radio/index.htm

 

Jornalista: Eduardo Pinho (MTb/GO: 1073) Embrapa Tabuleiros Costeiros Contatos: (79) 226-1344  edpinho@cpatc.embrapa.br

 

Juliana Miura (MTb 4563/DF) Embrapa Informação Tecnológica Contatos: (61) 448-4279  jmiura@sct.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/