26/01/05 |

Congresso discute avanços no melhoramento genético

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As contribuições do melhoramento genético ao agronegócio nacional são a base das discussões do 3º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que acontece de 09 a 12 de maio, em Gramado, RS. O evento vai reunir pesquisadores e estudantes numa programação com temas atuais, como Projeto Genoma, biopirataria, transgênicos e  otimização de sistemas agrícolas.

Conforme o coordenador do Congresso, Paulo Bertagnolli, os crescentes aumentos de produtividade e qualidade dos produtos agrícolas são, em grande parte, reflexos da contribuição da área de melhoramento. “A importância do agronegócio no PIB brasileiro, e a vocação de produtor de alimentos e matéria-prima, colocam o melhoramento genético como elemento essencial no desenvolvimento da agricultura brasileira”, avalia o pesquisador.

Bertagnolli lembra a diversidade de produtos que a pesquisa em melhoramento vegetal de plantas envolve “no Congresso vamos discutir resultados, situação atual e futuro do melhoramento, entre outros, em cana-de-açúcar, fármacos, grãos, frutas e plantas ornamentais. Vale lembrar que o melhoramento de plantas implica numa série de outras culturas e resultados, como, por exemplo, o melhoramento das pastagens na qualidade da carne ou do leite, o algodão nas roupas que vestimos, e muitos outros subprodutos melhorados pela pesquisa”.

O 3º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas é promoção da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) e realização da Embrapa Trigo(Passo Fundo-RS),Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o patrocínio da Pionner, Bunge e CNPq. Mais informações no site www.cnpt.embrapa.br.

Joseani M. Antunes(MTb 9693/RS)Embrapa TrigoContato:(54)311.3444 joseani@cnpt.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/