21/06/06 |

Controle biológico é tema de curso em Dourados,MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece no dia 24 de junho, na sede da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o curso "Controle biológico de percevejos fitófagos da soja e da broca da cana", ministrado pela engenheira agrônoma, bolsista da Unidade, Karlla Barbosa Godoy.

O encontro abordará a importância do controle biológico em programas de manejo integrado de pragas e bioecologia, demonstrando o risco do uso de inseticidas no meio ambiente. Durante o dia, os participantes terão aulas teóricas, dentro da Unidade da Embrapa; e práticas, visitando o laboratório.

A Embrapa Agropecuária Oeste desenvolve a tecnologia para o controle biológico de percevejos da soja que atacam as lavouras da região, por meio do inimigo natural Telenomus podisi, mais conhecido como "vespinha", há algum tempo. Os percevejos da soja causam sérios prejuízos nos grãos, diminuindo a quantidade de óleo deixando entrada para doenças, como o desenvolvimento de fungos, o que dificulta a colheita. A partir desse estudo pôde-se reduzir o uso de inseticidas nas lavouras de pequenos e médios agricultores.

E vale ressaltar também que a tecnologia de controle biológico da broca da cana é a primeira ainda em uso em todo o país, sendo aplicada em muitas usinas de cana dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O curso é destinado a estudantes de graduação. Maiores informações: (67) 3425-5122 r.: 131 ou sac@cpao.embrapa.br (Área de Comunicação Empresarial - Embrapa Agropecuária Oeste).

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)Embrapa Agropecuária OesteContatos: (67) 3425-5122/ R 180 - dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/