20/09/06 |

Fertbio aborda rumos da microbiologia do solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esse foi o tema da conferência de abertura da Fertbio 2006, que acontece até sexta-feira(22) em Bonito-MS. Especialista no assunto, Mariangela  Hungria, da Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento abordou pontos fundamentais relacionados ao solo como biodiversidade, biotecnologia, bioprospecção, transgenia, riqueza genética e funcionalidade.

De acordo com Mariangela, a biodiversidade do solo, a demanda por alimentos e o aumento da degradação dos ecossistemas colocam a pesquisa em xeque,  assim como , o desenvolvimento da transgenia "onde, infelizmente,  são associados somente conceitos como patentes e agrotóxicos. Mas, ela pode ser a solução para determinados problemas da agricultura".

E dentro deste impasse está a microbiologia do solo, que permite desenvolver soluções eficazes e viáveis, como os bioindicadores de qualidade do solo que possibilitam verificar se um sistema é sustentável ou não, pois "não temos mais dúvidas de que os melhores indicadores de qualidade são os microbiológicos, onde é possível analisar o risco ambiental de uma atividade, avaliar os efeitos do Sistema Plantio Direto e da integração lavoura-pecuária, dentre outros benefícios".

Segundo Mariangela, os avanços nos estudos com microbiologia foi uma grande conquista da agropecuária, é o caso da fixação biológica de nitrogênio (FBN). "Muito adotada na cultura da soja, a FBN tem apresentado resultados impressionantes na cultura do feijão com rendimentos de 4 mil kg/ha, em alguns experimentos. A pesquisa é muito dinâmica e proporciona diversas oportunidades, porém não adianta termos tecnologia e não absorvê-la. Escolher a tecnologia certa e tirar o melhor proveito dela, resulta em melhores resultados, inclusive com redução de investimentos".

Abertura – essa também foi a opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Mateus Rosa Ribeiro. Na abertura da Fertbio, ontem à noite, o pesquisador destacou que o bem-estar da população depende do manejo racional dos recursos, sejam eles naturais ou não, e o encontro buscará durante os próximos dias discutir soluções para a manutenção do setor agropecuário.

Para José Geraldo Eugênio de França, diretor-executivo da Embrapa, a Empresa "em parceria com outras instituições pode colaborar no desenvolvimento da agricultura sustentável para os próximos anos e os questionamentos levantados na Fertbio direcionam nossas pesquisas".

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)jornalista, Embrapa Agropecuária Oeste(67) 3425-5122, ramal 180 dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/