11/04/07 |

Dia de campo apresenta novas cultivares de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As cultivares de soja transgênicas Gisele RR e Juliana RR e as convencionais Graciosa e Princesa, desenvolvidas pelo Convênio Cerrados , grupo de pesquisa formado pela Embrapa Cerrados , Embrapa Soja , Embrapa Transferência de Tecnologia , Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA) e Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural), foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (11) a produtores de soja do Cerrado , pesquisadores e estudantes presentes no Dia de campo " Novas cultivares de soja e tecnologias de ponta para os produtores do Cerrado ", realizado na área de experimentos da Embrapa Cerrados (Planaltina - DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento.

José Américo Rodrigues, superintendente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), destacou durante o Dia de campo que menos da metade da área cultivada de soja no Brasil é plantada com sementes certificadas. Em 2000, conforme levantamento da Abrasem, 70% do cultivo brasileiro de soja fazia uso de sementes certificadas. "O uso de sementes piratas aumenta os riscos fitossanitários e diminui a produtividade, além de causar a desestruturação da pesquisa , evasão de impostos e perda de competitividade externa ", salienta.

As novas cultivares estão sendo disponibilizadas para produtores de sementes e estarão à venda no próximo ano para os produtores de grãos . O evento também mostrou a boa produtividade, estabilidade e resistência às principais doenças da soja de cultivares já lançadas no mercado como a BRSGO Amaralina, BRSGO Indiara, BRSGO Iara e BRSGO Raíssa. Os 280 participantes do Dia de campo conheceram também outras cultivares transgênicas, em fase final de pesquisa , que apresentam alta produtividade e resistência a doenças comuns como o nematóide do cisto .

Resistência à nematóide

A cultivar BRSGO Graciosa apresentou tempo de maturação de 133 dias e produtividade de 65 sacas por hectare , mesmo com a ausência de chuvas desde a segunda quinzena de fevereiro na área de experimentos . O pesquisador Austeclínio de Farias Neto , da Embrapa Cerrados , destaca que a Graciosa tem potencial para produzir até 80 sacas por hectare e apresentou alta resistência ao nematóide de galha Meloidogyne javanica.

"Os materiais convencionais têm muitos anos de estudo e, em média , são mais produtivos ", comenta o pesquisador da Embrapa Cerrados Plínio Itamar de Souza. Plínio salienta ainda que a Graciosa ficou em primeiro lugar nos experimentos realizados no Tocantins e Goiás.

Após a apresentação das cultivares de soja , o superintendente da Abrasem abordou a importância do uso da tecnologia para o agronegócio brasileiro . Rodrigues destacou a importância do produtor utilizar sementes certificadas na lavoura e disse ainda que o potencial agrícola do Brasil depende do uso de sementes melhoradas. "O produtor precisa entender que o uso de sementes certificadas não é caro , temos um cálculo que mostra o bom retorno no investimento ".

Os participantes tiveram acesso também a informações sobre formas de manejo e qualidade no controle da ferrugem da soja , apresentadas pelo técnico Sergio Abud da Silva. Os pesquisadores Alexandre Barcellos e Lourival Vilela abordaram, na terceira estação , o sistema de integração lavoura-pecuária. A maior eficiência na utilização de fertilizantes fosfatados foi apresentada pelo pesquisador Djalma Martinhão Gomes de Sousa, na quarta estação . A quinta estação serviu para divulgação da empresa Bayer, patrocinadora do evento . 

O próximo dia de campo da Embrapa Cerrados já tem data confirmada. No próximo dia 24 de abril , das 8h às 13h, será a vez dos agropecuaristas conhecerem os experimentos de integração lavoura-pecuária.

 

Gustavo Porpino de Araújo  (RN 648JP)Embrapa CerradosContatos: (61) 3388 9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/