18/06/07 |

Curso vai formar técnicos em Produção Integrada de Caju e Melão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realiza, de 2 a 6 de julho, na sua sede, em Fortaleza (CE), o Curso de Formação de Técnicos em Produção Integrada de Caju e Melão. Destinado a engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, biólogos, produtores e estudantes do último ano das áreas relacionadas às Ciências Agrárias, o curso tem o objetivo de preparar os profissionais para serem os responsáveis pela assistência técnica, execução e acompanhamento de todo o processo produtivo e de auditoria na produção integrada de caju e de melão.

A programação inclui a situação atual do sistema de produção integrada no Brasil e o conhecimento das Normas Técnicas Específicas da Produção Integrada. Essas normas compreendem áreas temáticas, que vão desde a organização dos produtores, capacitação de mão-de-obra e planejamento ambiental, até manejo integrado de solo, pragas e doenças, e pós-colheita. Elas estabelecem critérios que tornam os procedimentos obrigatórios, recomendados, proibidos ou permitidos com restrição.

Também fazem parte do programa conhecimentos sobre os conceitos de rastreabilidade, qualidade e segurança na produção integrada, boas práticas agrícolas, informações sobre utilização dos cadernos de campo, bem como o processo de certificação e comercialização.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, na Rua Dra. Sara Mesquita, 2.270 Pici. É possível também se inscrever pelo telefone (85) 3299-1966 ou ainda pelo endereço eletrônico eventos@cnpat.embrapa.br. O número de vagas é limitado a 40 inscritos e o curso tem carga horária de 40 horas. A inscrição custa R$ 60,00, incluindo  almoço, lanche e material didático.

Alta Qualidade - O programa de Produção Integrada de Frutas (PIF) foi criado pelo Ministério da Agricultura em 1998 e faz parte do Programa de Desenvolvimento da Fruticultura (Profruta). É um sistema de produção de frutas de alta qualidade, que prioriza princípios baseados na sustentabilidade e rastreabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para substituição de insumos poluentes, utilizando instrumentos adequados de monitoramento. O programa oferece garantia de processo, assegurando que em todas as etapas da cadeia produtiva houve respeito ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores e à qualidade externa e interna das frutas. Isto porque a PIF possui quatro pilares de sustentação – organização da base produtiva, sustentabilidade, monitoramento do sistema e informação – colocando-se como o sistema de produção mais evoluído em termos de organização, tecnologia e manejo.A PIF também possui um selo de certificação que facilita a identificação do produto, oferece garantias ao consumidor e aumenta sua confiabilidade, possibilitando a concorrência no mercado internacional.

Experiência - A Embrapa Agroindústria Tropical é coordenadora técnica do projeto de Produção Integrada de Caju. Cinco produtores nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte estão em processo de adequação ao programa, totalizando uma produção de 500t de castanha em 1.030 hectares plantados. Já é possível observar uma redução de 25% na aplicação de inseticidas e 30% de fungicidas.A empresa também coordena a Produção Integrada de Melão, que já conta com a adesão de 34 produtores nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, responsáveis pela produção de 60.000t de melão em 2.000 hectares plantados.

Mais informações:Teresa Barroso - DRT 812/CE e Ricardo Moura - DRT 1681/CETels: (85) 3299-1907 / 3299-1823 / 9953-8290 / 8841-1025E-mails: teresa@cnpat.embrapa.br e ricardo@cnpat.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/