26/06/07 |

Embrapa dá prosseguimento à parceria com a Índia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta segunda-feira, dia 25 de junho, o diretor-presidente daEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvio Crestana, e o Embaixador da Índia, Hardeep S. Puri, se reuniram na Sede da Empresa para dar mais um passo na consolidação da parceria técnica entre o Conselho de Pesquisa Agrícola da Índia (ICAR) e a Embrapa, e dar prosseguimento ao plano de trabalho para os anos 2006-2007, estabelecido em memorando assinado em setembro de 2006.

O principal interesse dos indianos é com relação a produção de alimentos e aumento da produtividade agrícola. A Índia tem um território que é menos da metade do brasileiro e possui uma população de 1.1 bilhão de habitantes, sendo que 67% desta população depende da agricultura. O crescimento econômico do país está em torno de 10% ao ano.

Programa de trabalho - Neste primeiro momento, foi acertado que três centros de pesquisas da Embrapa receberão a visita de um pesquisador indiano durante uma semana. Na Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), os indianos vão se inteirar das pesquisas sobre processos de pós-colheita e agregação de valor em hortaliças. Na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), a atenção estará voltada para a produção e processamento de laranja, e na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), os indianos vão acompanhar os trabalhos com o coco e o cacau.

A Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa (ARI), já fez as articulações e definiu as datas, períodos e contrapartes para receber os pesquisadores indianos nas Unidades. A ida dos pesquisadores brasileiros à Índia ainda não está definida. O Brasil está interessado no intercâmbio de germoplasmas (milho, trigo, algodão, pinhão manso e mamona), genética animal (raças zebuínas) e bioinformática.

Texto: Nelson Zucchi JrContatos: (61) 3448-4568 – nelson.zucchi@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/