27/06/07 |

Agentes de desenvolvimento são capacitados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O curso "Ferramentas participativas para a produção agroecológica na agricultura familiar" será realizado de 26 a 28 de junho no Campo Experimental do Caju, em Itaporanga D´Ajuda, litoral sul de Sergipe. O curso faz parte das atividades do projeto Gestão Ambiental na Reserva do Caju, liderado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Participam do evento cerca de 40 pessoas, entre assessores e agentes de desenvolvimento de organizações não-governamentais (ONGs) que atuam com agricultores familiares e que compõem a Rede Sergipana de Agroecologia (RSA).

Segundo os organizadores, o objetivo da capacitação é promover discussões e reflexões coletivas sobre conceitos e práticas relacionadas ao "fazer" agroecológico de técnicos e agricultores em processos de experimentação participativa. Os integrantes terão a oportunidade de partilhar conhecimentos técnicos e metodológicos relativos à agroecologia; contribuir para o avanço da produção agroecólogica junto aos agricultores de Sergipe e favorecer o fortalecimento da Rede Sergipana de Agroecologia.

Durante o curso serão abordados temas como diagnóstico rural participativo de agroecossistemas (DRPA); contextualização sobre princípios da agroecologia; experimentação participativa (princípios e métodos); sistemas agroflorestais; adubação verde; compostagem e vermicompostagem e controle alternativo de pragas e doenças.

O projeto Gestão Ambiental na Reserva do Caju, que iniciou no ano passado, tem duração de três anos e proporcionará ações de formação, experimentação e diálogo de conhecimento com enfoque agroecológico na Reserva do Caju e no seu entorno com a participação das comunidades locais.Ele projeto propõe a caracterização da realidade sócio-econômica e ambiental e a capacitação da comunidade para uma participação mais efetiva na identificação de problemas e na tomada de decisões que otimizem a qualidade de vida das populações e a produtividade dos agroecossistemas

Gislene Alencar -  Jornalista (MTb/MG 05653 JP)Embrapa Tabuleiros CosteirosE-mail: gislenealencar@cpatc.embrapa.brTelefone: (079) 4009-1361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/