27/06/07 |

Variedades de milho e feijão são destaques no Agrishow Semi-Árido 2007

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai expor suas tecnologias na Vitrine Tecnológica do Agrishow Semi-árido 2007, que acontece de 3 a 7 de julho, em Petrolina (PE). O espaço será utilizado para a divulgação de trabalhos gerados pelo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Um dos destaques da vitrine será o milho BRS Caatingueiro, uma variedade superprecoce totalmente adaptado às condições do Semi-árido nordestino.

Além do Caatingueiro, o visitante conhecerá as variedades Assum Preto e Gurutuba (que deve ser lançado no próximo ano) que também são superprecoses e as variedades precoces Asa Branca e São Francisco. Essas variedades foram desenvolvidas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em parceira com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG) e fazem parte do programa de Melhoramento Genético de Cultivares de Milho para o Nordeste Brasileiro, que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos.

O programa já beneficiou milhares de produtores, principalmente os pequenos produtores e agricultores familiares. Estas variedades têm em comum a característica de assegurar uma boa produtividade em um curto período chuvoso com menos riscos de frustrações de safras, freqüentes no Semi-árido. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as variedades em diferentes fases de plantio que foram instaladas em unidades demonstrativas.

Neste ano, a Embrapa Tabuleiros Costeiros também levará ao Agrishow variedades de feijão mais adaptadas às condições do semi-árido devido ao seu ciclo curto. Os materiais expostos têm sido testados em regiões com pouca chuva e demonstrado bons resultados. Este trabalho com a cultura do feijão faz parte do Programa de Melhoramento de Feijão em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) há quase seis anos. As variedades que o público poderá ver nas unidades demonstrativas são Radiante, Jalo Precoce, Marfim, Pontal, Horizonte e Valente. Elas vêm se destacando nos trabalhos desenvolvidos em Sergipe e Bahia e poderão se constituir em importantes opções para os produtores da região semi-árida nordestina.

Estande - Além da vitrine tecnológica, o público também terá acesso a outras tecnologias e produtos  desenvolvidos por pesquisadores da Unidade e  que podem ser usadas e implantadas nas áreas de sequeiro. No estande será exposto o produto curadermite, desenvolvido para prevenir e combater a doença da podridão dos cascos de ovinos e caprinos e também de bovinos.

No estande, o público também poderá conferir a tecnologia que viabiliza a produção de substratos e adubos orgânicos de alta qualidade agronômica utilizando resíduos do coqueiro, desenvolvida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. Além de diminuir a poluição ambiental, propicia a geração de emprego e a agregação de valor aos resíduos.

Outra tecnologia ser apresentada é o controle biológico pragas de coqueiro.  A broca-do-olho, a lagarta-das-folhas-do-coqueiro e a broca-do-pedúnculo são as principais pragas que atacam a cultura do coqueiro. Para diminuir os danos dessas pragas, a Embrapa Tabuleiros Costeiros desenvolveu o controle biológico com o uso do fungo Beauveria bassiana. Esta tecnologia dispensa o uso de agrotóxicos favorecendo o meio ambiente e gerando frutos mais saudáveis. Outro benefício decorrente deste método é o aumento da produtividade em virtude da diminuição dos riscos de perdas causados pelas pragas. O Agrishow Semi-árido é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Embrapa. O evento será realizado em uma área de 32 hectares na Embrapa Transferência de Tecnologia (km 148 – BR 428 (BR 122 – km 50 / Petrolina (PE).

Gislene Alencar -  Jornalista (MTb/MG 05653 JP)Embrapa Tabuleiros CosteirosE-mail: gislenealencar@cpatc.embrapa.brTelefone (079) 4009-1361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/