27/06/07 |

Equipamento para produção de biodiesel será exposto na Agrishow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O protótipo do craqueador, equipamento para produção de biodiesel a partir de oleaginosas, que tem chamado a atenção de comitivas internacionais de países latino-americanos, europeus e americanos, estará exposto entre os dias 3 e 7 de julho no Agrishow Semi-Árido, a ser realizado em Petrolina/PE. 

A mini-usina de biodiesel foi desenvolvida por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Universidade de Brasília (UnB).

O equipamento pode produzir até 800 litros a partir de oleaginosas como a mamona e o dendê, transformando a matéria-prima dentro da propriedade para movimentar tratores, equipamentos de irrigação e motores de barco, geradores de energia, por exemplo. Ainda em fase de testes, o craqueador poderá viabilizar a inclusão social de pequenos agricultores e de comunidades isoladas.

As estratégias de inserção do craqueador no mercado estão sendo estudadas e somente após a adaptação do protótipo pela indústria será possível estimar o custo do equipamento, segundo informa o gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres.

Na segunda edição do Agrishow Semi-Árido, a Embrapa monta uma Vitrine de Tecnologias destinada a apresentar mais de 40 resultados de pesquisas de interesse para a região.

Valéria Costa – Mtb. 15533/59/32 – SPColaboração: Alexandra Martins (estagiária)Contatos: valeria.costa@embrapa  - (61) 3448-4510

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/