27/06/07 |

Agrishow Semi-Árido traz tecnologias da Embrapa Hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 3 e 7 de julho, quem visitar a Embrapa Transferência de Tecnologia em Petrolina (PE) vai conhecer algumas tecnologias geradas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em seu estande, a Embrapa Hortaliças vai exibir frutos da abóbora Brasileirinha e mostrar produtos como o substrato agrícola obtido a partir da casca de coco verde e a farinha de batata-doce alaranjada, que pode ser adicionada à merenda escolar, na produção de pães, bolos e biscoitos.

Na vitrine de tecnologias serão destaques:

- Berinjela Ciça: indicada para o cultivo o ano inteiro em locais onde não haja geadas. Essa cultivar possui resistência à antracnose e à podridão-de-fomopsis e tem produzido até 120 toneladas de frutos comerciais por hectare em propriedades agrícolas do Distrito Federal.

- Cenoura Esplanada: desenvolvida para possibilitar o máximo de rendimento industrial na produção de minicenouras. Com raízes finas e compridas, possui resistência à queima-das-folhas da cultura, o que viabiliza sua produção sem o emprego de agrotóxicos em qualquer época do ano nas principais regiões de produção.

- Abóbora Brasileirinha: lançada em 2006, apresenta divisão da casca nas cores verde e amarela. Ela é resultado do cruzamento de um material silvestre naturalmente bicolor com uma cultivar de abóbora Mocinha. A Brasileirinha apresenta tolerância a diferentes raças de Oídio, uma das doenças que mais afetam a cultura.

- Tomate San Vito: esse híbrido 100% brasileiro de tomate do tipo italiano apresenta resistência a inúmeras doenças, como pinta-bacteriana, murcha-de-fusário, pinta-de-estenfílio e nematóide-das-galhas. Ele apresenta ótimo desempenho em sistema de cultivo protegido e pode ser consumido em saladas, utilizado em molhos e também na produção de tomate seco.

- Tomate Duradoro: tomate do tipo longa vida resistente ao vira-cabeça, à mancha-de-estenfílio, à murcha-de-fusário e à murcha-de-verticílio.

- Cebola Alfa Tropical: cultivar que permite o plantio o ano inteiro. É indicada para plantio entre 15 de novembro a 15 de dezembro, na região norte de Minas Gerais, no Vale do Rio São Francisco e, nos meses de julho e novembro, para a Bahia e Pernambuco.

- Cebola Alfa São Francisco: gerada pela Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE) a partir de trabalhos de melhoramento genético da Alfa Tropical. Tem a vantagem de produzir bulbos com formato mais uniformes e arredondados, que tem maior preferência no mercado consumidor de hortaliças.

- Batata-doce: serão exibidos quatro materiais de batata-doce com formato e coloração de raízes variadas.

Também será exibido um novo material de tomate para processamento que em breve deverá estar no mercado.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)Assessoria de imprensaEmbrapa HortaliçasTel.: (61) 33859109E-mail: marcos.esteves@cnph.embrapa.br

   

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/