29/06/07 |

Bezerros conseguem preço acima da média em leilão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Bezerros machos desmamados aos sete meses de idade, em média, que a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vendeu no leilão Novo Horizonte, obtiveram preços acima dos últimos indicadores Esalq/BM&F para o Mato Grosso do Sul, divulgados no boletim Indicadores Pecuários da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo.

A venda ocorreu no dia 26 de maio e cada animal do lote 24 foi comercializado a R$ 412. O indicador, elaborado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), registra que no final de março deste ano o bezerro foi cotado a R$ 401,80 por animal nelore desmamado de oito a 12 meses no Mato Grosso do Sul. Os outros lotes da Embrapa Pantanal foram vendidos a preços próximos dos valores médios divulgados pelos referidos boletins de indicadores.

Os bezerros da Embrapa Pantanal conseguiram esses resultados em função de algumas tecnologias adotadas na fazenda Nhumirim, no Pantanal, onde são criados. Segundo o técnico agrícola Hildeberto Valli Petzold, a boa alimentação, os trabalhos de melhoramento genético e os aspectos sanitários utilizados no manejo dos animais da Embrapa Pantanal são ações que garantem a obtenção de animais de qualidade.

Entre as tecnologias adotadas na fazenda Nhumirim que asseguram o bom desempenho dos animais estão a estação de monta, que permite a concentração dos nascimentos, facilitando a uniformização dos lotes e a racionalização do uso de mão-de-obra da fazenda; a desmama precoce; uso de sal mineral; investimento em touros de qualidade com  Diferença Esperada na Progênese (DEP), voltada para a precocidade e fertilidade; seleção de matrizes com ênfase nos parâmetros produtivos e reprodutivos, entre outras.

A DEP é um procedimento que avalia os animais desde o nascimento e indica características raciais que podem ser transmitidas aos filhos. Petzold também informa que, para a venda, a padronização dos lotes é de vital importância para se obter bons preços.

"Com essas tecnologias temos sempre obtido bons preços na hora da comercialização. Vale lembrar que os animais da Nhumirim são criados exclusivamente em pastagem nativa", afirmou o técnico agrícola.

Ana MaioJornalista - Mtb 21.928Contato: (67) 3233-2430 ramal 235

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/