29/06/07 |

Mudanças climáticas será tema de palestra em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O impacto das mudanças climáticas globais nas pragas e no controle biológico será o tema da palestra a ser apresentada pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) Raquel Ghini, no próximo domingo, dia 1º de julho, durante o primeiro dia do X Simpósio de Controle Biológico - Siconbiol, que se estende até o dia 04 de julho, no Centro de Convenções Brasil XXI da Rede de Hotéis Meliá, em Brasília, DF.

O evento é uma promoção da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), e vai reunir cerca de 800 pessoas, entre cientistas, professores, representantes de instituições de pesquisa, empresários e estudantes do Brasil e de outros países. O objetivo de discutir as inovações científicas e tecnológicas na área de controle biológico de pragas nocivas para a agropecuária e saúde pública.

A palestra da pesquisadora Raquel Ghini será centrada no impacto que as mudanças no clima do planeta têm sobre a ocorrência de pragas e doenças de plantas. Segundo ela, as mudanças climáticas podem alterar a composição e a dinâmica dos microrganismos do ambiente aéreo e do solo de modo a alterar a saúde dos órgãos das plantas. "Para se obter sucesso com o controle biológico, haverá maior necessidade de selecionar organismos devidamente adaptados para cada região", afirma.

Ghini acredita que, de modo geral, as mudanças climáticas serão benéficas para o controle biológico, tanto natural quanto introduzido, pois as atenções da sociedade para os problemas ambientais exigirão medidas que minimizem o lançamento de poluentes. Com isso, o equilíbrio biológico dos sistemas agrícolas será beneficiado, levando a um aumento da complexidade do sistema e, consequentemente, ao controle biológico. "Para tanto, especialistas das diferentes áreas relacionadas com agricultura precisam ir além de suas disciplinas e posicionar os impactos das mudanças climáticas em um contexto mais amplo, que envolve todo o agroecossistema", enfatiza a pesquisadora.

O X Siconbiol será, sem dúvida, um espaço ideal para o debate desse e de outros temas, já que vai reunir especialistas de vários países, como Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Colômbia e México, entre outros, que vão apresentar e discutir trabalhos técnico-científicos relevantes para o controle biológico, principalmente daqueles relacionados à gestão ambiental e sustentabilidade dos processos produtivos.

O Simpósio acontece a cada dois anos desde 1998 e tem sido o fórum nacional mais importante para a discussão dos avanços científicos e tecnológicos no manejo de pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças. Este ano, tem como tema: "Inovar para preservar a vida".

Solenidade de abertura - A conferência de abertura do X Siconbiol, no dia 30 de junho às 19h00, será apresentada pelo Coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia de São Paulo (Fundação Getúlio Vargas), Roberto Rodrigues, sobre o tema "A agricultura do futuro e oportunidades para o controle biológico". O ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai enfatizar a importância do controle biológico para o cenário da agropecuária atual e futuro que, cada vez mais, tem que se adequar a uma proposta de sustentabilidade, integrando produção e qualidade de vida.

O X Simpósio de Controle Biológico -será realizado de 30 de junho a 04 de julho, no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, DF, das 08h30 às 18h00, menos no sábado, quando a abertura será às 19h00.

Fernanda DinizJornalistaEmbrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

 

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/