02/07/07 |

Embrapa e parceiros franceses trabalham juntos na área de biologia avançada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Biologia Avançada e Genômica Funcional (Biotecnologia) foi o tema da primeira reunião temática que abriu o encontro anual para o acompanhamento da cooperação técnica entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement  (CIRAD).

O encontro aconteceu na sede da Embrapa, em Brasília, entre os dias 26 e 27 junho, e teve a participação de representantes do CIRAD, do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), bem como de chefes, coordenadores e pesquisadores de unidades da Embrapa.

Durante o encontro, foi discutida ainda a criação de uma plataforma comum entre a Embrapa e a Agrópolis de Montpellier, que incluiria sobretudo o CIRAD, o IRD e o INRA, sobre ferramentas genômicas e de melhoramento  para a agricultura tropical e mediterrânea. O objetivo é dinamizar ainda mais as relações entre a Embrapa e as instituições de pesquisa francesas na área de biologia avançada. Segundo Madeira, a plataforma terá por objetivo principal facilitar o intercâmbio entre as instituições. "Ela propiciará, entre outros, a realização de treinamentos e a elaboração de novos projetos", prevê o José Madeira, coordenador da .

"A idéia de promover reuniões temáticas anuais dentro da cooperação Embrapa Cirad decorre da dimensão que esta parceria internacional tem hoje. A intenção é tornar cada vez mais efetiva essa cooperação que já existe há mais de 27 anos ", explica José Madeira, coordenador da Cooperação Internacional da Embrapa.

Cada um dos projetos em andamento foi apresentado pelos pesquisadores responsáveis sendo os problemas e dificuldades discutidos para o aperfeiçoamento da cooperação. Finalmente, o grupo abordou possíveis novos projetos de cooperação.

Entre as culturas em debate, o café, o dendê, o arroz híbrido, o coco, o algodão, a banana e o amendoim destacaram-se. "Foi discutida a aplicação de técnicas de biologia molecular objetivando o melhoramento dessas culturas", elucida Madeira.

Luciana Azevêdo (DRT 2520/DF)Assessoria de Comunicação Social Contatos: (61) 3448-4015 / luciana.azevedo@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/