02/07/07 |

Simpósios reunirão especialistas em savanas tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As savanas e as mudanças climáticas globais, a biodiversidade do cerrado, agroenergia, impactos dos sistemas de produção e estratégias de mitigação, recursos naturais e agronegócio serão alguns dos temas do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais, programado para 12 a 17 de outubro de 2008, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília - DF. A organização e a promoção é da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento reunirá conferencistas com experiências nas savanas da América do Sul e Central, África e Austrália. A integração e o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores dos cerrados brasileiros e das demais savanas tropicais possibilitará a formação de um fórum de discussão sobre os avanços das pesquisas, a formação de novas redes de pesquisa e identificação de demandas para as pesquisas visando ao equilíbrio entre sociedade, agronegócio e recursos naturais.

Encontrar o equilíbrio e soluções tecnológicas que permitam ao homem não apenas gerar riqueza, mas também repartir essa riqueza, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integrado e sustentável dos recursos naturais, garantindo qualidade de vida às gerações presentes e futuras são alguns dos novos desafios deste milênio. Por isso, o tema central do IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais será "Desafios e estratégias para o equilíbro entre sociedade, agronegócio e recursos naturais".

O evento será estruturado em quatro conferências, 12 painéis e um workshop. Os temas das conferências serão "Dimensão, histórico e perspectivas para as savanas tropicais"; "Savanas e Mudanças Climáticas Globais: fontes ou dreno de caborno para o planeta?"; "O Cerrado sob uma perspectiva macroeconômica e antropológica"; Agronegócio e recursos naturais: desafios para uma coexistência harmônica". Cada conferência terá duração de 60 minutos e mais 30 minutos para debate.

As palestras a serem ministradas nos painéis abordarão as savanas no mundo; biodiversidade; uso e conservação do solo e da água;produção agropecuária e florestal; impactos dos sitemas de produção e estratégias de mitigação; comodities agrícolas e valoração socioambiental; biotecnologia, transgênicos e biossegurança; agroenergia; sistemas alternativos para a produção; agricultura familiar; agricultura de precisão, zoneamento agroambiental e modelagem; políticas públicas e perspectiva mundial para as savanas.

No workshop "A busca de novos paradigmas para as Savanas - Demandas para a pesquisa" serão formados 12 grupos, correspondentes aos painéis, para discutirem os assuntos apresentados durante o evento e identificarem as demandas para a pesquisa.

Serão organizados grupos para realizarem visitas técnicas às unidades da Embrapa e aos pólos de produção no cerrado. Durante o evento haverá estandes para expor os serviços prestados por instituições de ensino, pesquisa e patrocinadores, além de produtos típicos do cerrado.

Está sendo prevista a apresentação de, aproximadamente, 500 trabalhos técnico-científicos na forma de pôsteres. Para registrar a memória do evento serão elaboradas duas publicações, em livros, e produzido um CD-Rom, com os trabalhos técnico-científicos apresentados em pôsteres durante o evento.

As inscrições para IX Simpósio Nacional do Cerrado e II Simpósio Internacional de Savanas Tropicais serão abertas no segundo semestre de 2007. A programação preliminar e as demais informações estão disponíveis no sitio http://www.cpac.embrapa.br/eventoscpac/2007/simposio/index.html ou pelos telefones (61) 3388-9953 e/ou 3388-9945.

Liliane CastelõesJornalista Embrapa Cerrados ( MTb/RJ 16.613)Contatos: (61) 3388-9953 / liliane@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/